Método
Presencial

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar as diversas manifestações de arte tumular em seus aspectos arquitetônicos e escultóricos, com ênfase na cronologia ocidental. Para tanto, possui como metodologia a análise e a reflexão das produções imagéticas, em seus aspectos formais e iconográficos, permitindo, desta forma, a reconstrução de um percurso particular especialmente importante para a História da Arte ocidental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar o conceito de arte tumular, e compreendê-lo como uma produção inserida em um contexto histórico;
Analisar a arte tumular em suas diversas iconografias e simbolismos, observando suas particularidades arquitetônicas e escultóricas;
Refletir sobre o objetivo artístico de forma interdisciplinar, utilizando a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia e demais áreas;
Compreender a arte tumular como um componente cultural.

Dia 17 de agosto de 2024
AULA 1: Morte e memória: reflexões

Dia 24 de agosto de 2024
AULA 2: Arquitetura cemiterial: histórico e tipologia

Dia 31 de agosto de 2024
AULA 3: Simbologia na arte tumular

REFERÊNCIAS
CYMBALISTA, Renato. Cidade dos Vivos - arquitetura e atitudes perante a morte nos cemitérios do estado de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2002.
KEISTER, Douglas. Stories in Stone – a Field guide to cemetery simbolism and iconography. Layton: Gibbs Smith, 2004. 
PANOFSKY, Erwin. Tomb Sculpture: Its Changing Aspects from Ancient Egypt to Bernini. London: Phaidon, 1992.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.”Membro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC)”

Datas: 17, 24 e 31 de agosto (sábados)
Horário: das 10h às 12h30
Carga horária: 10h
Valor: R$ 180,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação

Crédito da imagem: Luciana Fátima

Compartilhar