O Museu de Arte Sacra promove um curso prático sobre Arte Sacra e elementos decorativos na arquitetura em Gesso com a Profª Esp. Titina Corso


Objetivo:
O curso básico de restauração em gesso, busca capacitar interessados na demanda profissional em intervenções sobre esta matéria. Considera-se que grande parte das obras artísticas escultóricas e elementos decorativos executados em gesso encontra-se em categoria pouco abordada e ainda considerada de pouca relevância em estudos conservativos-restaurativos e ações técnico científica.
Destaca-se o gesso como importante matéria presente no contexto patrimonial, valorizando-se as práticas de conservação e restauração para compreensão das intervenções e valorização destes objetos de arte, prolongando sua vida útil e participação no cenário histórico e religioso.
A metodologia observa estudos em 3 fases: a matéria gesso enquanto material artístico e suas técnicas; o gesso artístico na história da escultura e elementos decorativos; o gesso como elemento consolidativo e misto na composição artística.


–  Conservação (Revisão e fixação – teórico)
–   Preventiva
–   Climatização – Calor / Umidade
–   Manipulação – Ação Humana
–   Segurança
–   Ação do tempo e fatores ambientais
–   Efeitos da Luz / Exposição prolongada / Irradiação luminosa
–   Calor / Sujidades
–   Acidificação / Fungos / Humidade
–   Oxidação de vernizes

Fontes de Umidade:
– Chuva

– Lagos e Rios
– Terras úmidas
– Canos e calhas
– Capilaridade
– Lavagem c/ excesso de água
– Pano úmido

Fenômenos de deterioração:
– Formação de fungos e manchas de umidade
– Amolecimento da matéria
– Corrosão de materiais ferrosos – estrutura
– Movimentação de sais
– Condensação superficial
– Craquelês, descolamento e lacunas
– Fissuras ou fendas do suporte

PROCEDIMENTAIS com matéria teórica:

– Desinfecção
–  Química / Estudos Dirigidos

–  Limpeza
–  Superficial
–  Criteriosa
–  Química
–   Estudos Dirigidos

–  Consolidação – Partes Faltantes
–   Enrijecimento
–   Fixação de policromia
–   Consolidação / Pinos
–   Escultura / Molde de partes faltantes / Resina
–   Estudos Dirigidos

–  Preenchimento / Nivelamento
– Estudos Dirigidos

–  Policromia

–  Aparelho (colas + carga)
–  Pigmento + aglutinante = tinta
–  Têmpera (Cola; Ovo; Caseína; Goma)
– Óleo (Linhaça; Nozes; outros)
–  Água de cal (tinta mural)
–  Acrílica (Acetato de polivinila + pigmento)
–  Sintéticas
– Estudos Dirigidos (Técnicas de decoração)

–  Escaiola ou marmorizado
–  Estudos Dirigidos

–  Reintegração de policromia
–  Pontilhismo e Tratéggio
–  Gouache
–   Encáustica
–   Tintas para restauro (tradicionais e fatura)
–   Estudos Dirigidos

–  Carnação (tradicional e contemporânea)

–  Douração
–  Aparelho
– Estofamento / Pastilho / Sgraffito
–  Punção
–   Mordência (água; sintética)
–   Verniz (Séc XVIII e XIX)
–   Reintegração
–   Estudos Dirigidos

•   Verniz de proteção
–   Verniz Cera / Cera resina
–  Paraloid B72 / Cera microcristalina
–  Fosqueamento e brilho
–   Estudos Dirigidos


Professora Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Pós Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré, graduada em Artes pelo Claretiano Centro Universitário. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Direciona atualmente sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513 


Público Alvo:
Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores; religiosos e demais interessados nesta temática.


Datas:
Setembro – 05/12/19 e 26 (quartas-feiras)
Outubro – 03/10/17/24/31 (quartas-feiras)
Novembro – 07/14/21/28 (quartas-feiras)
Horário – das 13 às 17hs (intervalo para o café)
Carga horária: 52 hs
Vagas: 30
Valor:  R$ 350,00 mensal (caso a opção seja depósito ou dinheiro) R$ 400,00 no cartão
R$ 900,00 a vista
Cada aluno deverá trazer uma toalha de mão.
O restante do material para utilização no curso está incluído no valor da mensalidade.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Ao final do semestre o aluno receberá o certificado de participação.

Compartilhar