MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo).

A proposta do curso é apresentar as diversas formas de arte desenvolvidas no contexto de regimes políticos do século XX e XXI, bem como compreender estas manifestações visuais como elementos centrais na constituição de uma identidade nacional. Pretende-se analisar os conceitos de totalitarismo, fascismo, culto a personalidade, dentre outros, por meio de um percurso visual interdisciplinar. Nesse sentido, a materialidade das obras, nas suas diversas expressões – pinturas, cartazes, fotografias, fotomontagem – torna-se um importante instrumento para se pensar a História Contemporânea. A partir das imagens nas suas mais diversas dimensões e materialidades, o curso propõe uma reflexão acerca das relações entre estética e política, reconstruindo as complexidades e nuances de momentos históricos que são, até hoje, objeto de interesse e debate.

03 de março de 2023
AULA 1 – As imagens a serviço da política: um histórico

10 de março de 2023
AULA2 –  O fascismo na Itália e o culto a Mussolini

17 de março de 2023
AULA3 –  O Nacional-Socialismo e o projeto de “embelezamento do mundo” 

24 de março de 2023
AULA 4 – O Realismo Socialista nos anos de Stalin

31 de março de 2023
AULA 5 – A arte no contexto da ditadura civil-militar brasileira

14 de abril de 2023
AULA 6 – Arte e política e o século XXI

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce
 é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: 03, 10, 17, 24 e 31 de março e 14 de abril de 2023 (sextas-feiras)
Horário: 
Das 15 às 17h30 horas
Valor
: R$ 400,00 à vista
Carga horária: 15 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Curso com CERTIFICADO.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar