MÉTODO
O curso acontecerá no modo “presencial”

O curso pretende apresentar ao aluno a História da Arte de países europeus pouco estudados pela historiografia. A compreensão da Europa Oriental como uma região geográfica e cultural distinta é, em grande medida, um produto da história recente. Ela pode ser atribuída à divisão da Europa nas esferas de influência ocidental e soviética na esteira da vitória aliada sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Assim, o termo “Europa Oriental” geralmente designou as áreas que se enquadraram no chamado Bloco Oriental durante o período de 1945 a 1989. O curso será dividido em suportes e poéticas específicas, aula a aula, abraçando a produção cultural de países específicos: Polônia, República Tcheca, Romênia, Bulgária, Sérvia e Hungria. 

03 de março de 2023
AULA 1 –  A História do” Leste Europeu”

10 de março de 2023
AULA 2 – Poéticas de cores, estampas e formas: uma Europa a se descobrir

17 de março de 2023
AULA 3 –  Retratos, paisagens, costumes

24 de março de 2023
AULA 4 – Vanguardas do leste europeu

31 de março de 2023
AULA 5 – Poéticas do Moderno: outros suportes

14 de abril de 2023
AULA 6 – A arte contemporânea, o rompimento dos suportes tradicionais e as ressignificações de identidades nacionais.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce
 é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: 03, 10, 17, 24 e 31 de março e 14 de abril de 2023 (sextas-feiras)
Horário:  Das 19 às 21h30 horas
Valor
: R$ 400,00 à vista
Carga horária: 15 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.

Compartilhar