MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar os principais elementos que constituem uma partitura musical, tanto sob o ponto de vista prático de sua leitura para execução quanto sob o ponto de vista histórico. Conhecer a trajetória histórica da notação musical torna-se determinante para contextualizar, compreender e ler uma partitura qualquer. Serão utilizados exercícios de leitura musical, sobre os quais discutiremos os principais aspectos musicais e históricos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com o auxílio audiovisual adequado.

DOCENTE
André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral condctors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). É professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo) e regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge.

PÚBLICO
O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO

07 de junho – AULA 1: As propriedades do som e a origem da notação musical.

14 de junho – AULA 2: As primeiras formas de notação musical – a altura e a duração.

21 de junho – AULA 3: A variedade de edições e detalhamento das partituras – timbre e intensidade.

28 de junho – AULA 4: Extrapolando a escrita convencional – o acréscimo e representação de novos parâmetros.

PROFESSOR
André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo) e regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo.

Datas: 07, 14, 21 e 28 de junho de 2021 (segundas-feiras)
4 dias de aula
Aulas: das 14h00 às 16h00
Valor: R$ 180,00
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.