Método:
Presencial

De que forma o personagem Pulcinella, da Commedia dell´Arte, a pintura de Vittore Carpaccio do século XV, e o suco multicultural do vasto império romano compõem ricas narrativas alimentares e passam a agir como “ingredientes”?
Nápoles, Veneza e Roma serão os palcos destas descobertas.

O curso, de caráter multidisciplinar, conta com quatro encontros de duas horas de duração, sendo a meia-hora final dedicada a comentários e debate.
O percurso narrativo acontecerá seguindo a seguinte dinâmica: uma receita-emblema estará associada à uma cidade-cenário para nos aprofundarmos em um “apetite histórico”.
Ou seja, a receita será contextualizada em seu tempo-espaço geograficamente, socialmente e esteticamente para que possamos chegar ao âmago de um apetite, de um paladar específico em questão.
As exposições serão dividas em dois momentos: no primeiro, a receita-emblema é associada à uma cidade, que será apresentada segundo um recorte histórico-cultural. No segundo momento, os ingredientes de um cardápio regional serão contextualizados juntamente com seus modos de preparo.
As exposições serão dividas em dois momentos: no primeiro, a receita-emblema é associada à uma cidade, que será apresentada segundo um recorte histórico-cultural. No segundo momento, os ingredientes de um cardápio regional serão contextualizados juntamente com seus modos de preparo.

17 de outubro de 2024
Aula I. O que e de quem são os apetites históricos?
Aula introdutória aos temas articulados que transitam entre a História da Arte, a Geografia e os Estudos da Alimentação.

24 de outubro de 2024
Aula II. Pulcinella&Spaghetti – Apetites históricos napolitanos: entre a fome e o teatro

31 de outubro de 2024
Aula III. Il rosso di Carpaccio – Apetites históricos venezianos: sobre rotas comerciais e a arte

07 de novembro de 2024
Aula IV. Saltimobocca alla romana – Apetites históricos romanos: uma ode ao poder e à volúpia

Profa. Dra. Isabella Magalhães Callia
Tem doutorado direto em Literatura, Língua e Cultura Italianas (FFLCH/USP), bolsista CAPES, e bolsa sanduíche CAPES PRINT (Università di Bologna – 09/2019 a 03/2020).
É docente e pesquisadora nas áreas de Italianística (Literatura e Cultura Italianas e Literatura Comparada), e dos Estudos da Alimentação (História e Cultura da Alimentação e Literatura Gastronômica).
Italianista, é pesquisadora sobre a comida na arte e professora doutora em Língua, Literatura e Cultura Italianas (Departamento de Letras Modernas, em Literatura e Cultura Italianas FFLCH/USP). Publica e ministra cursos sobre História e Cultura da Alimentação Bologna) e guia especialista da agência Latitudes Viagens de Conhecimento (SP). Coordena o grupo de pesquisa, inscrito no CNPQ, GEOSCA – Grupo de Estudos Os Sentidos Como Alimento, criado em 2021, o qual investiga os aspectos estéticos simbólicos da relação do homem com a comida. Dedica-se à comensalidade na literatura e na história da arte, atua no campo dos FoodStudies desde 1995 e da italianística desde 2005, e, a partir de 2014, passa a publicar artigos, ministrar conferências, cursos livres e extensões universitárias.

Período: 17, 24, 31 de outubro e 07 de novembro de 2024 (quintas-feiras)
04 dias de aulas
Aulas: 14h00 às 16h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 12 horas
Valor: R$ 220,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 13 de outubro de 2024
Informações: 113322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito à lotação): Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz

foto: Le Musée absolu, Phaidon, 10-2012

Compartilhar