MÉTODO:
PRESENCIAL

Objetivo Geral:
Apresentar um estudo sobre o papel da Arte, da Cultura e da Política na História da América, discutindo a herança barroca, a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a América dos séculos XX e XXI como um espaço de encontro de diversas culturas. O curso pretende entender como a América se comportou a partir da independência dos seus países e como artistas e artesãos mantiveram a tradição colonial e se apropriaram das convenções europeias, indígenas e africanas na produção cultural do continente. Com o auxílio da História, da Arte e da Antropologia Cultural, o curso contribui para a discussão sobre o desenvolvimento cultural e artístico da América contemporânea ao longo de diferentes etapas: Modernismo, pró-fascismo, ditaduras militares etc. O ponto principal do curso se estabelece a partir das heranças barrocas coloniais que perduram na cultura do século XX e XXI e como o Modernismo, o pró-fascismo e as ditaduras militares se apropriaram desse passado para articular o discurso nacionalista contemporâneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a relação entre a arte, a cultura e a política como material reflexivo;
– Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
– Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Política, Psicologia, etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.

CONTEÚDO: 

09 de abril de 2025
AULA 7 – A América e a Segunda Guerra Mundial
A relação dos países latino-americanos com o nazi-fascismo. A América e a Segunda Guerra Mundial. A “Política da Boa Vizinhança” e o cinema nos EUA. Arte e cultura pró-fascismo nos países latino-americanos. A arte barroca como símbolo da unidade nacional.

16 de abril de 2025
AULA 8 – A Guerra Fria e a América no pós-Segunda Guerra Mundial
Os anos dourados. O cinema de Hollywood, os valores do “american way of life”e o confronto com as tradições herdadas do período colonial. A chegada da televisão. Brasil: Bossa Nova. A arquitetura moderna.

23 de abril de 2025
AULA 9 – Cultura e Populismo na América Latina
A era de ouro do rádio. O Bolero. As novelas e os dramas latinos. A Argentina de Evita Perón. Consumo e diferenças culturais na América.

07 de maio de 2025
AULA 10 – Arte e Política (Arte Engajada e de Resistência) I
A Revolução Cubana. A Contra-Cultura. Os governos militares na América Latina. A propaganda dos governos militares. As relações entre os EUA e a América Latina. A censura e a arte de protesto. A revalorização do Barroco colonial.

14 de maio de 2025
AULA 11 – Arte e Política (Arte Engajada e de Resistência) II
A Revolução Cubana. A Contra-Cultura. Os governos militares na América Latina. A propaganda dos governos militares. As relações entre os EUA e a América Latina. A censura e a arte de protesto.  A revalorização do Barroco colonial.

21 de maio de 2025
AULA 12 – A “Redemocratização” da América Latina aos dias atuais
O debate cultural sobre as estruturas pré-capitalistas: a herança barroca. O fim do modelo socialista soviético. Globalização e Neoliberalismo. Movimentos sociais e a discussão sobre a herança colonial. O Barroco como símbolo e identidade. O imperialismo norte-americano e o terrorismo na América. Violência urbana e narcotráfico: cinema, periferia a arte de rua.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; História da América; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Período: 09, 16, 23 de abril, 07, 14 e 21 de maio de 2024 (quartas-feiras)
6 dias de aula
Aulas: 19h00 às 21h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 18 horas
Valor: R$ 360,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br até dia 05 de maio de 2025
Informações: 113322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

BIBLIOGRAFIA:
DONGHI, Halperin. História da América Latina. 4. ed.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LESSA, Ricardo. Brasil e Estados Unidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
RAPHAEL, Ray. Mitos sobre a fundação dos EUA. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2006.
CORRÊA, Anna Maria Martinez.  A revolução mexicana: 1910-1917.  São Paulo: Brasiliense, 1983.
FOHLEN, Claude. La America anglosajona: 1815 a nuestros diasBarcelona: Labor, 1976.
________.  América anglo-saxônica de 1815 à atualidade.  São Paulo: Pioneira, 1981.
FREIRE, José Eduardo de Faro.  Perón: (1895-1974).  2. ed.  São Paulo: Três, 2004.
HABERT, Nedine.  A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira.  3. ed.  São Paulo: Ática, 1996.
KARNAL, Leandro (et al.).  História dos Estados Unidos.  São Paulo: Contexto, 2007.
_________. Estados Unidos: a formação da Nação4. ed.  São Paulo: Contexto, 2008.
THEODORO, Janice. América Barroca: temas e variações. São Paulo/Rio de Janeiro: EDUSP/Nova Fronteira, 1992.

 

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