método:
Presencial

Objetivo GERAL:
Analisar o papel da Arte, da Cultura e da Política na conformação da História da América durante os séculos XX e XXI, com ênfase nos contextos da Guerra Fria e das Ditaduras militares. O curso busca compreender como a herança barroca e colonial foi reinterpretada e mobilizada por regimes autoritários e movimentos políticos, contribuindo para a construção de discursos nacionalistas e identitários. A partir de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a História, a História da Arte e a Antropologia Cultural, o curso examina as formas de resistência, apropriação e propaganda cultural que marcaram o período, refletindo sobre os impactos dessas dinâmicas na produção artística e na formação da memória histórica no continente americano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar a relação entre a arte, a cultura e a política como material reflexivo;
Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
 Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Política, Psicologia, etc.;
Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.

CONTEÚDO:

04 de junho de 2025
AULA 01 – Cultura e Populismo na América Latina
A era de ouro do rádio. O Bolero. As novelas e os dramas latinos. A Argentina de Evita Perón. Consumo e diferenças culturais na América.

11 de junho de 2025
AULA 02 – Arte e Política (Arte Engajada e de Resistência)
A Revolução Cubana. A Contra-Cultura. Os governos militares na América Latina. A propaganda dos governos militares. As relações entre os EUA e a América Latina. A censura e a arte de protesto.  A revalorização do Barroco colonial.

25 de junho de 2025
AULA 03 – A “Redemocratização” da América Latina aos dias atuais
O debate cultural sobre as estruturas pré-capitalistas: a herança barroca. O fim do modelo socialista soviético. Globalização e Neoliberalismo. Movimentos sociais e a discussão sobre a herança colonial. O Barroco como símbolo e identidade. O imperialismo norte-americano e o terrorismo na América. Violência urbana e narcotráfico: cinema, periferia a arte de rua.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor:
Marcos Horácio é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em produção de material didático. Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais, universidades e programas de formação para empresários. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália.

Período: 04, 11 e 25 de junho de 2025 (quartas-feiras)
3 dias de aula
Aulas: 19h00 às 21h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 150,00 à vista
Inscriçõescursos@museuartesacra.org.br até dia 01 de junho de 2025
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

BIBLIOGRAFIA:
DONGHI, Halperin. História da América Latina. 4. ed.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LESSA, Ricardo. Brasil e Estados Unidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
RAPHAEL, Ray. Mitos sobre a fundação dos EUA. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2006.
CORRÊA, Anna Maria Martinez.  A revolução mexicana: 1910-1917.  São Paulo: Brasiliense, 1983.
FOHLEN, Claude. La America anglosajona: 1815 a nuestros diasBarcelona: Labor, 1976.
________.  América anglo-saxônica de 1815 à atualidade.  São Paulo: Pioneira, 1981.
FREIRE, José Eduardo de Faro.  Perón: (1895-1974).  2. ed.  São Paulo: Três, 2004.
HABERT, Nedine.  A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira.  3. ed.  São Paulo: Ática, 1996.
KARNAL, Leandro (et al.).  História dos Estados Unidos.  São Paulo: Contexto, 2007.
_________. Estados Unidos: a formação da Nação4. ed.  São Paulo: Contexto, 2008.
THEODORO, Janice. América Barroca: temas e variações. São Paulo/Rio de Janeiro: EDUSP/Nova Fronteira, 1992.
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