Sede administrativa do Governo do Estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes foi originalmente construído para sediar a Universidade Comercial Conde Francisco Matarazzo, projeto que não chegou a ser finalizado. A aquisição do prédio por parte do Governo do Estado aconteceu em 1964, e no ano seguinte foi inaugurado recebendo a denominação de Palácio dos Bandeirantes, em referência aos desbravadores do período colonial brasileiro.

O projeto arquitetônico inicial dos italianos Marcello Piacentini e Vittorio Ballio Morpurgo teve seus primeiros esboços em 1938 e previa linhas retas, colunas, muros lisos e ampla fachada. Posteriormente, o desenho foi modificado por Giuseppe Crosa di Vergagni, e executado em estilo eclético, de linhas também neoclássicas, configurando a fachada atual.

O Palácio conta com coleções de arte de representativos períodos históricos e artísticos da cultura nacional, provenientes tanto do Palácio dos Campos Elíseos, antiga sede do Governo, como complementadas com novas aquisições desde sua inauguração. Em 1977, o edifício foi aberto à visitação pública, assumindo sua vocação de palácio-museu, em paralelo às funções administrativas. Atualmente, as exposições temporárias no palácio apresentam o acervo em diálogo com a arte contemporânea, dentro da política de ampliação das coleções.

A aula in loco pretende mostrar aos alunos o espaço arquitetônico e a riqueza do seu acervo, notadamente de arte brasileira. 

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI)  e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Valor: R$ 95,00
Data: 17 de maio  de 2025 (sábado)
Horário: 
das 10h00 às 12h30
Vagas limitadas: 20
Carga horária: 2h30
Inscrições: VAGAS ESGOTADAS
Informações: 11 3322-5393
Whatsapp+55 (11) 99466-6662

Ponto de encontro:
PALÁCIO DOS BANDEIRANTES
Endereço: Av. Morumbi, 4500 – Morumbi
Metro – São Paulo-Morumbi, da Linha 4 – Amarela. 
Trem – Vila Olímpia

Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da aula.

Em caso de não comparecimento no dia da aula, não haverá reembolso e o valor não ficará disponível como crédito.

ATENÇÃO: em caso de chuva moderada a aula será mantida

Compartilhar