Objetivo Geral
O curso tem por objetivo conhecer a trajetória do engenheiro civil e prefeito duas vezes da cidade de São Paulo, Francisco Prestes Maia. Nestas quatro aulas, vamos conhecer a biografia e as obras sonhadas e (nem todas implementadas por Prestes Maia, na capital paulista).

Objetivos Específicos
Apresentar e discutir o pensamento urbanístico de Prestes Maia para a cidade de São Paulo.
Realizar estudos de casos do Conjunto Urbanístico do Parque da Independência, do Monumento do Ipiranga, do Viaduto do Chá e do Plano das Avenidas.
Analisar o legado de Prestes Maia em mandatos posteriores na prefeitura de São Paulo.

Conteúdo Programático

12 de março de 2020 – Aula 1 – A São Paulo antes de Prestes Maia
Histórico de uma futura megalópole. Os projetos urbanísticos de Ulhôa Cintra (1887-1944), mais tarde estudados por Prestes Maia.

19 de março de 2020 – Aula 2 – Prestes Maia: uma biografia
Formação acadêmica, presidência da Sociedade Amigos da Cidade e a importância do grupo na capital paulista. Os trabalhos desenvolvidos como Diretor de Obras Públicas na Secretaria de Viação e Obras Públicas do governo Estadual, a primeira e a segunda gestões como prefeito de São Paulo.

26 de março de 2020 – Aula 3 – Estudo de casos
Planejamento urbanístico: estudos de casos do Conjunto Urbanístico do Parque da Independência, do Monumento do Ipiranga, do Viaduto do Chá e do Plano das Avenidas.

02 de abril de 2020 – Aula 4 – Os últimos anos no DOP e seu legado para a cidade de São Paulo
Depois de prefeito por duas vezes em São Paulo, tendo trabalhado na primeira gestão entre os anos de 1938-45), e a segunda entre os anos de 1961 e 1965, Prestes Maia se candidatou ao governo do Estado de São Paulo, sem êxito. De volta ao Departamento de Obras Públicas, desenvolveu trabalhos para cidades como Campos de Jordão, Santos, Campos e Recife. Ainda em São Paulo, muito do que sonhou e projetou para cidade foi incorporado por prefeitos que o sucederam ao longo dos anos.

Público alvo
Pesquisadores, estudantes, guias de turismo e interessados na história da cidade de São Paulo, na história do urbanismo paulista.

DOCENTE:
Prof. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho
, possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação. É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com ênfase em Yung. Na Pós-graduação do Senac é professor de branding, ferramentas de comunicação institucional, metodologia científica e marketing digital.

4 dias de aulas
Datas: 12, 19, 26 de março e 02 de abril de 2020 (quintas-feiras)
Aulas: das 19h às 21h30
Carga horária: 12h
Valor: R$ 300,00 à vista – R$ 360,00 (02 vezes)
vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso, receberá o certificado