O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo).

Objetivo e conteúdo:
A intenção do curso é aquela de fornecer, dentro de uma perspectiva unitária, uma visão geral sobre as vicissitudes da restauração arquitetônica, desde sua aceitação mais extensa, a de “arquitetura nas preexistências”, até a mais complexa definição – que nos herdamos junto a muitas variações – criada no século XIX.

Através da análise de numerosos exemplos, essencial será a comparação entre pensamentos e obras, no intuito de entendermos a relação entre teoria, pratica e resultado.

O curso, por fim, tem o objetivo de abordar, de modo eficaz, porém dentro do limite temporal disponibilizado, os multíplices significados e as frequentemente contraditórias interpretações da restauração, com a consciência de que cada assunto necessitará, inevitavelmente, ser verificado e aprofundado em outro âmbito. Portanto, espera-se que o aluno assimile o curso como uma consistente base para pesquisas futuras.

Dentro de uma semana após a conclusão do curso será entregue aos alunos uma densa bibliografia.

Programa:

Dia 02 de março de 2023
Primeiro encontro:
Introdução: fazer Arquitetura nas Preexistências

Dia 09 de março de 2023
Segundo encontro:
O nascimento da ideia moderna de Restauração

Dia 16 de março de 2023
Terceiro encontro:
A Restauração estilística: conceitos e praticas

Dia 23 de março de 2023
Quarto encontro:
Abordagem “inglesa”, Restauração filológica e Restauração histórica

Dia 30 de março de 2023
Quinto encontro:
A experiência italiana

Dia 13 de abril de 2023
Sexto encontro:
Os Monumentos e seus valores

Dia 20 de abril de 2023
Sétimo encontro:
A Restauração científica, as Cartas da Restauração e outras experiências

Dia 27 de abril de 2023
Oitavo encontro:
Da reconstrução do segundo pós-guerra ao debate contemporâneo

Público alvo:
O curso é dirigido a todos que tenham em comum o interesse pela História da Arquitetura e do Urbanismo e Arquitetura e Urbanismo como um todo.

Deseja-se atingir um público variado, desde graduados/graduandos e pós-graduados/pós-graduandos em Arquitetura e Urbanismo e afins, profissionais da área e interessados em geral.

Docente:
Oscar Luigi Marzorati, italiano da região do Lago de Como, é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Politécnico de Milão, onde foi aluno do Professor Marco Dezzi Bardeschi, com o qual aprendeu técnicas de conservação e restauração do patrimônio urbano em relação à cidade contemporânea. Com experiência em projetos no patrimônio histórico e como professor universitário, vive e trabalha estavelmente em São Paulo desde 2012, onde inclusive é colaborador assíduo do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Foi autor de várias palestras e cursos sobre a cultura italiana em diversas instituições culturais renomadas da cidade (Livraria Cultura, Casa do Saber, Museu de Arte Sacra, entre outras).

Período: 02, 09, 16, 23 e 30 de março e 13, 20 e 27 de abril de 2023 (quintas-feiras)
08 dias de aulas
Horário:  das 17 às 19 horas
Carga horária: 16 horas
Valor: R$ 420,00 à vista ou R$ R$ 450,00 em duas vezes
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom