Proposta
A Companhia de Jesus, fundada em 1534, por Iñígo de Loyola, assumiu um papel decisivo e fundamental no processo de regeneração da Igreja Católica na Europa e no movimento de expansão da fé católica para os demais continentes. A Companhia de Jesus floresceu no território português e rapidamente se espraiou pelo vasto império colonial. Os jesuítas chegaram às terras brasileiras em 1549 e realizaram um trabalho importante na consolidação da fé católica e na árdua tarefa de povoamento nos séculos iniciais da ocupação do território brasileiro. Esses religiosos tiveram participação decisiva na formação da cultura brasileira, por meio da defesa do território, da educação, das artes, etc. Além do contexto brasileiro, os jesuítas da Província Portuguesa atuaram na África, Índia e China e Japão, que também serão analisados neste curso. O legado cultural e religioso foi um dos mais expressivos e que perdura até os dias atuais em diferentes partes do mundo. Desta forma, o curso tem como objetivo traçar uma panorâmica da história e do legado da Companhia de Jesus pelo mundo.

Objetivos
– Apresentar a história da constituição e atuação da Companhia de Jesus entre os séculos entre o século XVI e XVIII
– Analisar e refletir sobre a atuação dos jesuítas em Portugal e diferentes partes do território brasileiro;
– Analisar e refletir sobre a atuação dos jesuítas na África e Ásia;
– Aspectos do legado cultural jesuítico no império colonial português.

Conteúdo
Aula 1 – A fundação da Companhia de Jesus e a sua presença em Portugal entre os séculos XVI e XVIII;
Aula 2 – A atuação dos jesuítas nas terras brasileiras: características da ocupação em diferentes regiões;
Aula 3 – A atuação dos jesuítas na Ásia e na África;
Aula 4 – O legado cultural jesuítico no império colonial português.

A quem se destina
O conteúdo se destina a historiadores, profissionais ligados à educação, turismo, literatura, comunicação social, religiosos, pesquisadores, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor
Dr. Paulo de Assunção – Doutor em História Ibérica (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS-Paris); Doutor em História Econômica e Social (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em História Social pela (Universidade de São Paulo). Pós-doutor em Ciência da Religião (Universidade Mackenzie) e História da Educação (Universidade Estadual de Maringá). Dedicou boa parte da sua investigação a questões correlatas à presença jesuítica no império colonial português. Possui trabalhos premiados pela Academia da Marinha de Portugal, e Arquivo Nacional da Torre do Tombo e do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro – Prêmio D. João VI. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti. É autor de diversos livros e artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Atualmente é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Período: será remarcado para uma nova data
4 dias de aulas
Aulas: 19h às 21h30 (intervalo para o café a combinar)
Carga horária: 12 horas
Valor: R$ 200,00 à vista ou R$ 250,00 duas vezes (depósito ou transferência)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas

Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera

Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula

Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.