O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui,  caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Fascínio, repulsa, temor, respeito, curiosidade, desdém….diante de um conceito como a morte, podemos manifestar estas e muitas outras reações. Esta complexa e muitas vezes contraditória relação que o homem tem com a morte estimulou um rico universo imagético ao longo dos tempos. O presente curso pretende apresentar e refletir sobre estas imagens, distribuídas nos mais variados suportes. Teriam as imagens o poder de dominar a morte, ao menos temporariamente? O curso concentra-se nas produções do Ocidente.

15 de outubro de 2021
AULA 1 – Morrer, desde o início: a antiguidade de uma visão.

22 de outubro de 2021
AULA 2 – Mortes em linhas, cor e forma.

29 de outubro de 2021
AULA 3 – Morte, arquitetura e escultura.

05 de novembro de 2021
AULA 4 – Morte e cultura de massa.

12 de novembro de 2021
AULA 5 – Fotografia e a morte.

19 de novembro de 2021
AULA 6 – O cinema e a morte.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Datas: 15, 22, 29 de outubro,  05, 12, 19 de novembro de 2021 (sextas-feiras)
Horário: das 17h às 19h
Valor: R$ 280,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.