Pérsia é uma vilã contumaz. Gostamos de associá-la à ideia de tirania e de barbárie, em sua secular rivalidade contra Grécia e Roma. Apesar disso, ela protagonizou um complexo artístico e intelectual dos mais influentes da história. Os persas exerceram enorme autoridade cultural, pautando as civilizações orientais (o Islam em particular) de forma íntima e duradoura. O objetivo do curso é alcançar uma melhor compreensão sobre a coerência, a estabilidade e o sentido da sua refinada produção estética. Precisamente como fazemos com os nossos “clássicos”, no Ocidente.


A encruzilhada centro-asiática
O território: montanhas, desertos, mares. A milenar arte dos povos nômades, o estilo “animalesco”. Tesouros de Ziwiye – Saqqez (séc. VII a.C.). A Mesopotâmia como potência invasora: expansionismo no platô iraniano. Quem eram os persas?

Ciro e a fundação do Império
De líder tribal a “rei dos reis”. Poder e legitimidade imperial no Antigo Oriente. Conquista do Egito e crise dinástica.

Dario, o grande reformador
Dario e a consolidação do Estado persa. Economia, religião, burocracia. A corte em tendas: um organismo político em movimento. Centros cerimoniais de poder – Pasárgada, Susa, Persépolis.


Professor:
Plinio Freire Gomes,
é autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Leciona nos museus Masp, Museu de Arte Sacra e Mam; e em instituições como Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Cultura Árabe e Areté (Centro de Cultura Helênica). Há seis anos coordena o grupo de “Estudos da Arte”, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão.


Datas: 03, 10 e 17 de março de 2020 (terças-feiras)
Horário: das 14h às 16h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 180,00 à vista (depósito ou transferência)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação)


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe, MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Compartilhar