Após a renúncia do Papa Bento XVI, situação inédita em 600 anos, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, exibe um recorte de seu acervo de medalhas papais, apresentando 100 peças em ouro, prata e cobre, muitas das quais nunca foram exibidas publicamente pelo Museu. A exposição, A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História, tem curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho, diretora executiva do Museu, e consultoria de Padre José Arnaldo Juliano dos Santos, capelão do Mosteiro da Luz, que abriga o Museu.
As medalhas selecionadas para a mostra fazem parte de uma coleção de mais de mil medalhas papais, que, por sua vez, pertencem à coleção de numismática do MAS. Essas medalhas são cunhadas anualmente desde o século XV e exibem eventos e diretrizes relativos ao papa em questão, além de prestar homenagem a papas do passado, marcar a chamada Sede Vacante – período em que o cargo se encontra vago, como agora, com a renúncia de Bento XVI – e também alguns acontecimentos históricos, servindo como uma espécie de linha do tempo que marca pontos cruciais da história da humanidade.
A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História apresenta ao público uma grande variedade de peças, onde se encontram representações de diversos papas, de Antero (que ocupou o cargo em 235 e faleceu no ano seguinte, apenas um mês e dez dias após ter assumido) a Paulo VI (que assumiu em 1963 e permaneceu até 1978, ano de sua morte).
Além da variedade dos papas e eventos representados e dos metais de cunhagem, a exposição ainda apresenta uma diversidade nas dimensões das medalhas, visto que algumas delas são de uma época em que ainda não seguiam um tamanho padrão. Na mostra são exibidas moedas com diâmetro de 1,4 cm a 16,5 cm.
A exposição A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História será oficialmente inaugurada pelo cardeal Dom Odilo Scherer (nomeado arcebispo São Paulo em 2007 por Bento XVI), em seu último evento público no Brasil antes da ida a Roma para a despedida do papa e para a participação do Conclave.
Exposição: A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História
Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho
Consultoria: Padre José Arnaldo Juliano dos Santos
Abertura: 22 de fevereiro de 2013 – sexta-feira – às 17h
Período: 23 de fevereiro a 07 de abril de 2013
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento para visitas monitoradas
Estacionamento: Rua São Lázaro, 43. Gratuito.
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Número de obras: 100
Peças: numismática
Dimensões: de 1,4 a 16,5 cm de diâmetro
Imprensa:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Balady Comunicação – Silvia Balady/ Bruno Palma
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br
Secretaria de Estado da Cultura
Giulianna Correia – 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br
Renata Beltrão – 2627-8166 rmbeltrao@sp.gov.br