MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema
Objetivo:
Este curso propõe uma imersão nas raízes simbólicas e visuais da experiência religiosa humana, investigando como a arte participa da origem do sagrado nas culturas humanas. A cada aula, exploramos mitos, símbolos, ritos e imagens que deram forma às primeiras experiências religiosas, mostrando como as sociedades antigas construíram o tempo, o espaço e a memória coletiva por meio da arte. Vamos compreender como o pensamento simbólico, os gestos e as imagens ajudaram a edificar os fundamentos religiosos da vida social, revelando a construção coletiva do sagrado por meio de narrativas visuais, rituais e espaços consagrados. Dos totens tribais às igrejas barrocas, das pinturas corporais às imagens de culto, refletimos sobre a arte não apenas como representação, mas como presença viva e transformadora. Este é um percurso visual e simbólico pelas formas elementares da religiosidade, que revela a arte como teatro do sagrado, expressão do invisível, elo entre identidade e espiritualidade e ponte entre o humano e o divino.
CONTEÚDO:
09 de outubro de 2025
Aula 01 – Os Emblemas do Invisível: Símbolos, Máscaras e Cores
O Corpo como Lugar do Sagrado.O corpo no ritual e na arte sacra. O corpo como suporte das primeiras linguagens simbólicas. Máscaras, emblemas, pinturas corporais e seus significados. A importância dos signos visuais na organização religiosa. A centralidade do corpo nos rituais religiosos. Elementos visuais que são as raízes da arte sacra e revelam a função estética como linguagem do transcendente. O corpo como o primeiro altar. A arte ritual é inseparável da presença viva e coletiva dos corpos em ação.
16 de outubro de 2025
Aula 02 – Espaços e Templos Sagrados
A origem dos lugares sagrados. Lugares e calendários religiosos. Marcação do espaço: altares, círculos, colunas e pedras. O templo como território consagrado. Festas e ciclos sagrados. A arte está profundamente ligada à organização do espaço e do tempo religioso, desde pinturas rupestres até igrejas barrocas. A arquitetura como linguagem da sacralização.
Os espaços se tornam “lugares sagrados” por meio da arte e da repetição ritual. Os primórdios da arquitetura simbólica.
23 de outubro de 2025
Aula 03 – A Autoridade do Sagrado e suas Imagens
Como o sagrado legitima poder e autoridade. Xamãs, sacerdotes e reis como figuras intermediárias. A arte sacra legitima papéis sociais e hierarquias, revelando a ligação entre espiritualidade, política e estética.
30 de outubro de 2025
Aula 04 – Morte, Ancestralidade e Imagem
Culto aos mortos, sepultamentos e retratos simbólicos. Estatuetas, máscaras mortuárias, pinturas funerárias e os mitos da continuidade espiritual. A arte como linguagem para o invisível e o eterno. Como a morte é tratada ritualmente pela arte e como isso fundamenta as crenças religiosas.
06 de novembro de 2025
Aula 05 – Sagrado e Comunidade: A Construção dos Laços
A transformação das religiões tribais em sistemas religiosos organizados. A permanência dos símbolos arcaicos nas grandes tradições. Como os elementos estudados continuam presentes nas grandes religiões. A ponte entre o mundo ancestral e as tradições históricas. A Religião como experiência coletiva. Como os símbolos religiosos fortalecem a identidade do grupo. O culto como afirmação coletiva. A arte não é apenas contemplação, mas ferramenta de pertencimento e união. Os objetos sagrados são também vínculos sociais. A dimensão social da experiência religiosa. O papel da comunidade na formação e sustentação das crenças. As práticas religiosas são construções coletivas. A arte sacra, portanto, não é fruto de uma subjetividade isolada, mas da expressão comum de um grupo.
13 de novembro de 2025
Aula 06 – O Barroco: O Sagrado em Cena
A arte barroca se apropria das origens do sagrado, reelaborando-as em formas visuais teatrais, emotivas e espiritualmente envolventes. Igrejas barrocas, esculturas e pinturas religiosas que exploram a dramaticidade do sagrado, a presença simbólica dos anjos, santos e mártires, a teatralidade da fé e o uso do corpo como espaço de revelação divina.
A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral no elo profundo entre espiritualidade, estética e cultura.
Professor:
Marcos Horácio é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em produção de material didático. Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais, universidades e programas de formação para empresários. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália.
Período: 06 dias de aulas
Aulas: 09, 16, 23, 30 de outubro, 06 e 13 de novembro de 2025 (quintas-feiras)
Horário: das 16h às 18h
Carga horária: 12h
Valor: R$ 330,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Informações: (11)3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
No final do curso o aluno receberá o certificado
BIBLIOGRAFIA:
AMARANTE, Eduardo. Mitos e Lugares Mágicos de Portugal. Lisboa: Zéfiro, 2015.
BOWIE, Fiona. Antropologia da Religião, Magia e Feitiçaria. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
BURCKHARDT, Titus. A Arte Sagrada no Oriente e no Ocidente. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Guia de Identificação de Arte Sacra. Brasília: IPHAN, 2011.
PASTRO, Cláudio. A Arte Sacra de Cláudio Pastro e o Santuário Nacional. Campinas: IFCH/Unicamp, 2012.
SALIS, Viktor D. Mitologia Viva – Aprendendo com os Deuses a Arte de Viver e Amar. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
SANTANA, Keilla Regyna. A Simbologia da Arte Sacra. São Paulo: Editora Appris, 2020.
SCHWARZ, Fernand. Mitos, Ritos e Símbolos: Antropologia do Sagrado. Lisboa: Edições Nova Acrópole, 2018.