MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Objetivo:
Este curso propõe uma imersão nas raízes simbólicas e visuais da experiência religiosa humana, investigando como a arte participa da origem do sagrado nas culturas humanas. A cada aula, exploramos mitos, símbolos, ritos e imagens que deram forma às primeiras experiências religiosas, mostrando como as sociedades antigas construíram o tempo, o espaço e a memória coletiva por meio da arte. Vamos compreender como o pensamento simbólico, os gestos e as imagens ajudaram a edificar os fundamentos religiosos da vida social, revelando a construção coletiva do sagrado por meio de narrativas visuais, rituais e espaços consagrados. Dos totens tribais às igrejas barrocas, das pinturas corporais às imagens de culto, refletimos sobre a arte não apenas como representação, mas como presença viva e transformadora. Este é um percurso visual e simbólico pelas formas elementares da religiosidade, que revela a arte como teatro do sagrado, expressão do invisível, elo entre identidade e espiritualidade e ponte entre o humano e o divino.

CONTEÚDO:

21 de agosto de 2025
Aula 01 – A construção simbólica do tempo
Festas, ciclos, estações e mitos de origem. A arte do calendário como forma de reinstituir o tempo mítico. O papel da arte em marcar o tempo sagrado, garantindo a repetição dos gestos fundadores. Tempo e imagem formam juntos uma memória coletiva.

28 de agosto de 2025
Aula 02 – As Origens do Mito e da Narrativa Visual
Como nascem os mitos e como são representados visualmente. A origem do mito como narrativa de sentido. Imagens e histórias: a oralidade, os desenhos rupestres, os mitos pintados. Como os mitos se tornam visuais e como a arte encarna narrativas fundadoras. O entrelaçamento entre palavra e imagem na construção do sagrado. A narrativa religiosa encontra expressão visual desde cedo, criando os fundamentos da iconografia religiosa posterior.

04 de setembro de 2025
Aula 03 – Totemismo e os Primeiros Símbolos
Totens, clãs e identidade. Os símbolos sagrados como representação do coletivo.
O totem revela como a imagem e a representação ganham força sagrada e comunica uma identidade social por meio da arte e da ritualização. A imagem do totem como ancestral coletivo. Arte e identidade: escultura, pintura e ornamentos como expressão de pertencimento a um clã ou grupo. O totemismo como uma forma ancestral de religiosidade coletiva. A arte é analisada como espelho do grupo, reforçando os laços sociais e transmitindo valores simbólicos.

11 de setembro de 2025
Aula 04 – O Sagrado e o Profano: Dois Mundos em Convivência
Introdução ao conceito de sagrado e sua oposição ao profano. Como as sociedades marcam essa separação por meio de símbolos, tabus e espaços diferenciados. As imagens, objetos e espaços que marcam essa distinção nas culturas arcaicas. Compreender essa dualidade é essencial para reconhecer como o sagrado se manifesta artisticamente e molda comportamentos sociais e visões de mundo.

25 de setembro de 2025
Aula 05 – Tabu, Pureza e Interdição na Arte
Os interditos religiosos e suas formas visuais. Pureza, impureza e os limites do representável. Símbolos de proteção. A arte que delimita o que deve ser evitado. As representações de monstros, demônios, máscaras e sinais de defesa expressam os limites do mundo sagrado.

02 de outubro de 2025
Aula 06 – A Força do Rito e da Imagem
Rituais como reatualização do sagrado e da coesão social. O papel dos gestos, das palavras e das imagens simbólicas. A função simbólica das imagens e rituais. Pinturas, marcas, inscrições e danças como prolongamentos visuais e sensoriais do sagrado. A arte não só representa, mas também provoca estados alterados, conduzindo o indivíduo à experiência direta com o transcendente. A arte como veículo de emoção e êxtase religioso. Música, cor, dança e o corpo em estado de transfiguração. Danças cerimoniais. Mostra como o rito e suas representações artísticas formam um teatro do sagrado, gerando sentido e permanência no tempo. O sagrado é “encenado” por meio da arte. A imagem ritual não é apenas representação, mas presença: ela convoca, reúne e atualiza a comunidade.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral no elo profundo entre espiritualidade, estética e cultura.

Professor:
Marcos Horácio é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em produção de material didático. Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais, universidades e programas de formação para empresários. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália.

 Período: 21, 28 de agosto, 04, 11, 25 de setembro e 02 de outubro de 2025 (quintas-feiras)
Horário: das 16h às 18h
Carga horária
: 12h
Valor: R$ 330,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Informações: (11)3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
No final do curso o aluno receberá o certificado

BIBLIOGRAFIA:
AMARANTE, Eduardo. Mitos e Lugares Mágicos de Portugal. Lisboa: Zéfiro, 2015.
BOWIE, Fiona. Antropologia da Religião, Magia e Feitiçaria. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
BURCKHARDT, Titus. A Arte Sagrada no Oriente e no Ocidente. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Guia de Identificação de Arte Sacra. Brasília: IPHAN, 2011.
PASTRO, Cláudio. A Arte Sacra de Cláudio Pastro e o Santuário Nacional. Campinas: IFCH/Unicamp, 2012.
SALIS, Viktor D. Mitologia Viva – Aprendendo com os Deuses a Arte de Viver e Amar. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
SANTANA, Keilla Regyna. A Simbologia da Arte Sacra. São Paulo: Editora Appris, 2020.
SCHWARZ, Fernand. Mitos, Ritos e Símbolos: Antropologia do Sagrado. Lisboa: Edições Nova Acrópole, 2018.

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