MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

CONTEÚDO
No imaginário de muita gente, a Pérsia é o protótipo da vilã. Gostamos de associá-la à ideia de tirania e de barbárie, em sua secular rivalidade contra Grécia e Roma. Apesar disso, ela protagonizou um complexo artístico e intelectual dos mais influentes da história. Os persas exerceram enorme autoridade cultural, pautando as civilizações orientais (o Islam em particular) de forma íntima e duradoura. O objetivo do curso é alcançar uma melhor compreensão sobre a coerência, a estabilidade e o sentido da sua refinada produção estética. Precisamente como fazemos com os nossos “clássicos”, no Ocidente.

01 de novembro de 2022 – terça-feira
A encruzilhada centro-asiática
O território: montanhas, desertos, mares. A milenar arte dos povos nômades, o estilo “animalesco”. Tesouros de Ziwiye – Saqqez (séc. VII a.C.). A Mesopotâmia como potência invasora: expansionismo no platô iraniano. Quem eram os persas?

03 de novembro de 2022 – quinta-feira
Ciro e a fundação do Império
De líder tribal a “rei dos reis”. Poder e legitimidade imperial no Antigo Oriente. Conquista do Egito e crise dinástica.

08 de novembro de 2022 – terça-feira
Dario, o grande reformador
Dario e a consolidação do Estado persa. Economia, religião, burocracia. A corte em tendas: um organismo político em movimento. Centros cerimoniais de poder – Pasárgada, Susa, Persépolis.

10 de novembro de 2022 – quinta-feira
Alexandre, o Terrível
A Pérsia em seu diálogo com a civilização helenística. As “aclimatações” orientais, três dinastias na retomada dos códigos culturais persas: Selêucidas, Partas e Sassânidas. Do séc. IV a.C. ao advento do Islam (séc. VII).

PROFESSOR
Plinio Freire Gomes, É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Datas: 01, 03, 08 e 10 de novembro de 2022 – Terças e quintas
Aulas: das 17h00 às 19h00
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 200,00
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar