MAS-SP promove webnário gratuito nos dias 15 e 16 de maio, abordando os desafios na produção e difusão de conhecimento nos museus

Como parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus (SNM), cujo tema é “Museus, Educação e Pesquisa”, o Museu de Arte Sacra de São Paulo realizará webnário que visa discutir os diferentes desafios enfrentados pelos museus na tentativa de se construir pontes entre o conhecimento desenvolvido nas instituições e seus diversos públicos.

A primeira mesa do evento, Centros de Pesquisa em Museus: experiências e desafios, busca discutir como os centros de pesquisa e de referência dos museus podem ser entendidos como pontos focais, atuando como interlocutores no desenvolvimento das ações executadas pelas diferentes áreas das instituições.

Já a segunda mesa, Educação em Museus: Panorama e Desafios contemporâneos, tratará sobre as possibilidades de se enriquecer as práticas educacionais e de pesquisa no âmbito museológico, a partir de uma visão contemporânea das novas abordagens de educação museal.

O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do MAS-SP no YouTube: www.youtube.com/museudeartesacradesaopaulo

PROGRAMAÇÃO:

Dia 15/05 – 16h-18h
Mesa 1 – Centros de Pesquisa em Museus: experiências e desafios
O processo de construção dos centros de pesquisa e de referência e seu papel no desenvolvimento de ações e na mediação entre instituição-pesquisadores-público geral.

Palestrantes:
Elis Ferreira e Pietro Amorim – Museu do Café
Linda Derviche Blaj – Museu Judaico
Mediação: Luciana Barbosa – Técnica de Pesquisa do MAS

Dia 16/05 – 16h-18h
Mesa 2 – Educação em Museus: Panorama e Desafios contemporâneos
A partir da discussão da construção da relação da Educação – Museu pretende-se discutir os desafios contemporâneos enfrentados educadores nas instituições museais.

Palestrantes:
Valquíria Prates – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto