O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a versão virtual da mostra “A Alma do Colecionador”, que esteve em cartaz no MAS entre 28/03 e 31/05 de 2015. Com curadoria de Isabella Blanco e Jorge Brandão, que teve ofereceu espaço para às mais variadas coleções – de livros raros a antiguidades natalinas, de bicicletas clássicas a cachimbos e relógios, xícaras e esculturas de cristal, entre muitos outros -, a mostra se move pelos valores, sentimentos, curiosidades, lembranças, sensos de beleza e estética de 30 colecionadores, aqui levados à condição de protagonistas.

Os ingleses, talvez o povo que mais cultiva o colecionismo, costumam dizer que “beauty is in the eye of the beholder” (“a beleza está nos olhos de quem vê”). O que pode parecer banal para alguém, pode não ser para outrem. Um objeto em formato de coruja, por exemplo, pode não representar absolutamente nada para a maioria das pessoas, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma obsessão para outros. Neste contexto, A Alma do Colecionador apresentou uma vasta gama de itens de colecionismo, entre eles históricos, artísticos, lúdicos, curiosos ou sui-generis.  Dentre as peças que o público encontrou na mostra, teve uma parte do conjunto de esculturas negras do chef Olivier Anquier, todas escolhidas e adquiridas por ele, no Brasil; objetos em formato de elefante, da atriz Etty Fraser; relógios da extensa coleção de José Oswaldo de Paula Santos, sendo alguns da marca francesa Lalique, outros oriundos da Itália, Alemanha, Espanha e Áustria; Fábio Arruda apresentou um recorte de suas peças em forma de hipopótamo; algumas xícaras raras da coleção de Cláudia Matarazzo; entre diversas outras.


Exposição: A Alma do Colecionador

Colecionadores:Agnelo Pacheco, Alice Carta, Alysson Camacho, Anne Colesanti, Antonio Henrique da Cunha Bueno, Ary Casagrande, Bernardo Marim Neto, Cláudia Beraldo, Cláudia Matarazzo, Dimas de Melo Pimenta, Edna Pontes Matosinho, Estela Marquesi, Etty Fraser, Fábio Arruda, Gabriel Lacerda Toianelli, Guilherme Camargo, João Paulo Toledo, José Francisco Queiroz, José Márcio Molfi, José Oswaldo de Paula Santos, Lais Helena Machado, Lola Melnick, Marcos Perassollo, Mari Marino, Miguel Giannini, Nicolau Amaral, Olivier Anquier, Reinaldo Jacob, Renato Maluf Volpe e Sidnei Paulo Diana.

Ficha Técnica

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Geraldo Alckmin
Governador do Estado

Marcelo Mattos Araujo
Secretário de Estado da Cultura

Renata Vieira da Motta
Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO

José Oswaldo de Paula Santos
Presidente do Conselho de Administração

José Carlos Marçal de Barros
Diretor Executivo

Maria Inês Lopes Coutinho
Diretora Técnica

Luiz Henrique Marcon Neves
Diretor de Planejamento e Gestão

Exposição

Isabella Blanco e Jorge Brandão
Curadoria

Jorge Brandão
Expografia

Equipe Técnica MAS/SP
Alana Iria Augusto
Elisa Carvalho
Elaine Bueno Prado
Carmem Luiza
Lia de Oliveira Ravaglia Strini
Ligia Maria Paschoal Diniz
José Barbosa Filho
Miriam Myrna Vieira Sans
Rosimeire dos Santos
Documentação, produção e conservação de acervo

Carlos Alberto dos Anjos
Genisvan Barbosa da Conceição
Jose Mauri Vieira
Marcelo Batista Oliveira
Sidney Bezerra
Montagem e iluminação

Arnaldo Ribeiro & Equipe
Dado Goes
Iran Monteiro
Fotografia

Mirza Pelliciotta
Pedro Paulo de Sena Madureira
Balady Comunicação
Textos

Acácio Morais’d
Revisão de textos

Roseane Gomes Sobral
Capa, Projeto Gráfico, Diagramação e Coordenação Editorial

Intergraf Soluções Gráficas
Impressão

Balady Comunicação
Cristina Dell’Amore
Assessoria de Imprensa

Compartilhar