MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


Como compreender a produção religiosa moderna brasileira em suas variadas vertentes? O curso Modernismo Brasileiro por sua Arte Religiosa, em um conjunto de quatro aulas, apresenta quatro artistas modernos brasileiros que possuem uma ampla e importante produção religiosa destinada a igrejas e museus. Assim, o curso traz aspectos históricos, histórico-artísticos e religiosos nas produções artísticas de Candido Portinari, Fúlvio Pennacchi, Anita Malfatti e Samson Flexor, buscando compreender como cada um dos artistas elabora seu universo artístico religioso dentro do panorama da Arte Moderna, considerando-se suas especificidades.


04 de outubro de 2021
AULA 1:
Introdução ao curso.
Aspectos da produção religiosa de Candido Portinari: Brodósqui, Batatais e Pampulha. Aproximações com a arte religiosa italiana e vinculação social.

11 de outubro de 2021
AULA 2:
Fúlvio Pennacchi. Um italiano no Brasil. Igreja Nossa Senhora da Paz, Capela da Fazenda do Comendador Agostinho Prada em Santa Rita do Passa Quatro e sua relação com a pintura do Trecento e Quattrocento italiano.

18 de outubro de 2021
AULA 3:
Anita Malfatti e sua pintura religiosa, faceta menos conhecida da pintora. A Ressurreição de Lázaro do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Estudos, cópias e encomendas. Cenas de igrejas.

25 de outubro de 2021
Aula 4:
Samson Flexor. Artista moldávio. Modernismo religioso das décadas de 40 e 50. Pintura religiosa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Paulo. Outras pinturas religiosas do artista em coleções particulares e museus.

Conclusão do curso.


Professora:
Karin Philippov é Bacharel em Artes Plásticas (IA-UNESP). Especialista em Arte e Cultura (IA-UNESP). Especialista em História da Arte (FAAP). Mestre e Doutora em História da Arte (IFCH-UNICAMP). Pós-Doutora em História da Arte (EFLCH-UNIFESP) e Pós-Doutoranda em Artes Visuais (IA-UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa Perspectiva Pictorum (UFMG/CNPq). Historiadora da Arte e Professora de História da Arte no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Realiza palestras de História da Arte na Casa Museu Ema Klabin. Autora de diversos artigos e de capítulos de livros de História da Arte. Especialista em arte sacra e religiosa.


Datas: 04, 11, 18 e 25 de outubro de 2021 (segundas-feiras)
4 dias de aula
Aulas: das 17h00 às 19h00
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 140,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar