O Museu de Arte Sacra promove um curso prático sobre as Expressões Na Arte Sacra: A Pintura Reversa Em Vidro com a Prof.ª Silvana Borges.


A pintura reversa é uma técnica artística que utiliza o vidro como suporte, chamada “reversa” porque é justamente o resultado do “avesso” da pintura que será visualizado através do vidro. Esse sistema de pintura existe desde os tempos antigos, traços de criação de figuras coloridas de vidro foram encontrados em culturas antigas, como Roma, Bizâncio, China e em toda a Idade Média.

Conteúdo teórico: As origens da pintura reversa em vidro da Roma Antiga aos Ícones Romenos. A ocorrência da técnica de pintura em vidro usada para trabalhos religiosos na Europa entre os séculos XVIII e XIX, cuja manufatura por meio das rotas comerciais se estendeu até a Ásia. Variações iconográficas da pintura reversa em vidro e algumas de suas simbologias. Os materiais e as técnicas empregadas na pintura reversa, e as problemáticas quanto a sua conservação e restauração. Apresentação do estudo de caso do “Oratório da Paixão”, de origem portuguesa, século XVIII, pertencente ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado de São Paulo, cujas portas apresentam em seu interior seis pinturas reversas em vidro emolduradas em frisos dourados, retratando figuras relativas à devoção católica.

Oficina prática: A manufatura de uma pintura reversa em vidro, com demonstração da execução do desenho, aplicação das cores e a douração sobre vidro. A oficina prática aborda conteúdos teóricos e práticos pelo estudo do objeto artístico na sua simbologia (iconografia) e materialidade (técnicas artísticas), tornando a expressão plástica atingível pelo uso de materiais simples e acessíveis.
Não é necessário ter experiência em pintura.

Cada participante deve trazer dois pincéis finos (no. zero) para uso individual, todo material está incluso no curso.


Docente
Silvana Borges é artista plástica e arquiteta especialista em Conservação e Restauro nas áreas de Arte Sacra (pintura e imaginária) e Arquitetura (arte mural), profissional filiada ao International Council of Museums (ICOM), à Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). Ministra palestras e cursos sobre a preservação do patrimônio e técnicas artísticas. Seus trabalhos estão publicados em conceituados catálogos artísticos e coletâneas literárias, recebendo diversas premiações e troféus, presentes em exposições e acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China em uma trajetória de 30 anos de atividades artísticas e literárias.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083


Data: 23 de fevereiro de 2019 (sábado)
Horário: das 10 às 16h00
Carga horária: 6hs
Vagas: 25
Valor: R$ 150,00 a vista – 180,00 parcelado (02 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43.
O Museu fornecerá certificado de participação.

Compartilhar