Na Idade Média, o uso das cores tinha um papel simbólico e comunicativo muito importante, reforçando valores culturais da época. Elas eram utilizadas para transmitir mensagens religiosas, sociais e políticas, indo muito além da estética. Na arte sacra, ajudavam a representar virtudes, emoções e figuras divinas, facilitando a compreensão de histórias bíblicas por parte da população. No vestuário, serviam como indicadores de posição social, profissão ou autoridade. Certos tons eram reservados a grupos específicos, como a nobreza ou o clero, devido à dificuldade e ao custo de produção dos pigmentos. Nos vitrais e manuscritos, as cores tinham função educativa e espiritual, guiando a meditação e a devoção. Também eram usadas para diferenciar o bem e o mal nas representações visuais. A palestra apresentará a simbologia das principais cores usadas no período, e seus significados no cotidiano medieval.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e  Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Data: 16 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 14h00
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393 
Whatsapp:+55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo

Compartilhar