O Museu de Arte Sacra de São Paulo realizará nos dias 13 e 14 de dezembro o evento “Repensando o MAS”, que pretende debater o papel da arte sacra na construção da história da arte brasileira e seus significados e usos dentro de coleções museológicas, com a presença de estudantes, pesquisadores e profissionais de museus.
No dia 13 de dezembro acontece o seminário Repensando o MAS. Por meio da proposição de discussões técnicas a respeito da arte sacra e das coleções do Museu, busca-se problematizar as questões contemporâneas de sua temática, a partir de conversas que envolvem a arte brasileira, a religiosidade, o patrimônio cultural.
O objetivo é analisar a trajetória do MAS e seu futuro, de modo a aproximar, de forma dialógica, democrática e participativa, seu propósito e acervo das reflexões da contemporaneidade. Busca-se assim, estabelecer diretrizes conceituais e subsídios para a nova exposição de longa duração em comemoração aos 55 anos do Museu.
O evento também será uma oportunidade para retomar a Rede de Museus de Arte Sacra de São Paulo, com o encontro com instituições interessadas em discutir possibilidades e parcerias para ações futuras.
Já no dia 14 de dezembro, o II Simpósio do Museu de Arte Sacra de São Paulo reunirá historiadores da arte, da arquitetura, filósofos, teóricos da arte e estudiosos da literatura e da cultura para discutir os contornos específicos da arte sacra O evento abordará, em especial, suas relações com a técnica, a imaginária, a iconografia, a alegoria, a decoração, o tempo e a história.
A arte sacra é estabelecida como parte de um sistema simbólico e uma base de referências teológicas. As suas formas, funções, temas, símbolos e convenções foram formulados ao longo dos vários séculos a partir das bulas, tratados, regras e instruções considerando as condições em que foram concebidos, além do contexto social dos seus autores, no caso da Arte Cristã.
Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e explorar questões específicas do estilo por meio de palestras e exposições de especialistas e pesquisadores. O conteúdo oferecerá embasamento para estudiosos da arte e da cultura, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, musicistas, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
As inscrições podem ser realizadas pelo formulário do evento até dia 12 de dezembro de 2024.
Projeto Repensando o MAS
Data: 13 e 14 de dezembro de 2024
Horário: 9h às 18h
Gratuito
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz, ao lado da estação Tiradentes do Metrô. Estacionamento e entrada pela Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito à lotação)
Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/zjmQMYS5eeM2TD3Q9
Dúvidas e informações: pesquisa@museuartesacra.org.br
13 de dezembro de 2024: Seminário Repensando o MAS e Encontro da Rede de Museus | ||
Hora | Atividade | Palestrante |
8h | Credenciamento/ Coffee break | |
9h | Boas vindas e apresentação do Projeto Repensando o MAS | Profa. Dra. Elaine Caramella (Diretora Executiva MAS) Me. Ramon Vieira Santos (Coordenador Técnico MAS) |
9h | Conferência de abertura | Me. Raphael Hallack |
9h30 | Mesa: Pesquisas em coleções de arte sacra Mediação: Ramon Vieira Santos | Prof. Esp. Marcos de Lima Moreira “Um museu no Liceu, um Liceu no museu: O processo de formação das coleções museológicas do Museu da Obra Salesiana No Brasil – MOSB” |
Me. Angélica Brito Silva “Patrimônio fragmentado: dispersão e percursos da arte sacra jesuítica em território paulista (séc. XVIII-XX)” | ||
Me. Joyce Farias “As pequenas esculturas amuletos do Vale do Paraíba” | ||
12h | Almoço | |
14h | Conferência: Musealização do Sagrado Mediação: Yasmine Machado Lima | Me. Luciana Barbosa “A formação do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo” |
Me. Ramon Vieira Santos “Musealização da arte sacra” | ||
15h | Coffee break | |
15h30 | Encontro da Rede de Museus de Arte Sacra |
14 de dezembro de 2024: II Simpósio do Museu de Arte Sacra de São Paulo | ||
Hora | Atividade | Palestrante |
8h | Credenciamento/ Coffee break | |
9h | Abertura | Ramon Vieira Santos |
10h | Mesa: A produção sacra na História da Arte Mediação: Yasmine Machado Lima | Profa. Dra. Elaine Caramella “Caravaggio e Borromini: um olhar incerto a respeito do Barroco italiano” |
Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias “Roma: Arte Sacra e os Mecanismos do Mecenato no Século XVII” | ||
Profa. Dra. Wilma Tommaso “Maria Madalena na arte sacra contemporânea” | ||
12h | Almoço | |
14h | Mesa: Processos de preservação da Arte Sacra Mediação: Ramon Vieira Santos | Profa. Dra. Márcia Rizzo “Arqueometria: ciência aplicada à conservação e restauração do patrimônio cultural sacro” |
Júlio Moraes “A preservação de arte sacra na metrópole – alguns desafios no centro antigo de São Paulo” | ||
Profa. Me. Yasmine Machado Lima “Preservação para além da materialidade: projetos e parcerias do CPR MAS” | ||
15h | Coffee break | |
15h30 | Mesa: Simbologias e Significados da Arte Sacra Mediação: Luciana Barbosa | Profa. Dra. Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas “Dimensões do simbólico nas origens da filosofia da arte cristã” |
Profa. Me. Silvana Borges “Tradição e modernidade na arte e arquitetura sacras cristãs na obra de Claudio Pastro” |
PALESTRANTES
13 de dezembro de 2024: Seminário Repensando o MAS
Marcos de Lima Moreira
Coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil, possui formação Técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Especialização em Educomunicação e Comunicação Estratégica pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, atualmente cursando MBA em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Salesianos de São Paulo – UNISAL. Atuou como professor da Rede Particular e Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Participou do processo de abertura do Espaço Memória Carandiru e atuou junto com a empresa Profissionais da Informação no processo de readequação do Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Mestrando em museologia pelo PPGMus USP e professor convidado na Faculdade Unida São Paulo – FAUSP na qual ministra a disciplina de Museus e Possibilidades Educacionais.
Angélica Brito Silva
Historiadora formada pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em História Social (2018) pela mesma universidade; especialista em Gestão Cultural pelo SENAC (2015); atualmente é doutoranda na FAUUSP com bolsa FAPESP. De 2013 a 2023 foi coordenadora do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, e colabora nos grupos de pesquisa Barroco-Açu (FAUUSP/FAPESP) e Tempo, Memória e Pertencimento (IEA-USP).
Joyce Farias
Doutoranda em História da Arte, com ênfase em Arte e Tradição Clássica, pela Universidade Federal de São Paulo (PPGHA / EFLCH – UNIFESP). Mestre em História da Arte pela mesma instituição e graduada em Educação Artística / Artes Plásticas (2007), além de especializada em Patrimônio Cultural, Memória e Preservação (2012) pela Universidade Santa Cecília. Suas pesquisas acadêmicas abrangem temas da História da Arte, como o catolicismo afrodiaspórico e as produções artísticas de origem africana no Brasil, e a análise das representações do negro na Arte Ocidental e na Idade Moderna. No campo da pesquisa institucional/museológica, seus interesses envolvem o desenvolvimento de estratégias para a revisão de acervos, a construção de vocabulários controlados e o gerenciamento e organização de informações, visando a ampliação do acesso e a extroversão dos conteúdos para o público em geral. Atuou como pesquisadora no núcleo de pesquisa do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo entre 2018 e 2024.
Raphael Hallack
Raphael João Hallack Fabrino é Doutorando no Programa em Estudos do Patrimônio Cultural na Faculdade de Letras da Universidade do Porto – FLUP; Mestre (2012) em Preservação do Patrimônio Cultural no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Pós-graduado em Cultura e Arte Barroca (2009) pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP; Graduado em História (2004) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES; Graduado em Artes Plásticas (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
14 de dezembro de 2024: II Simpósio do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Marcos Horácio Gomes Dias
Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais e História pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; Arte Sacra; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.
Wilma Steagall De Tommaso
Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP); Pesquisadora e Coordenadora do grupo de pesquisa Arte Sacra Contemporânea: História e Religião, no LABÔ (Laboratório de Política, Comportamento e Mídia) PUC-SP; Autora dos livros O Cristo Pantocrator: Da origem às igrejas no Brasil na obra de Cláudio Pastro, Paulus (2017); Maria Madalena: História, Tradição e Lendas, Paulus (2020). Site: https://wilmatommaso.com.br/
Marcia de Mathias Rizzo
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela FAAP (1982), pós-graduação em História da Arte pelo CENAP-FAAP (1990), mestrado em Físico-Química pelo IQ-USP (2008) e doutorado em Química Analítica também no IQ-USP. Iniciou o uso da radiação gama para exterminação de micro e macro organismos no Brasil junto ao IPEN em 2002. É consultora técnica e perita judicial oficialmente nomeada para assuntos relacionados à conservação e restauração de bens culturais. Trabalhou na iniciativa privada como conservadora-restauradora autônoma durante mais de 20 anos e como proprietária e diretora da MRIZZO Laboratório de Conservação & Restauração de Bens Culturais Ltda. durante 14 anos. Já coordenou e/ou trabalhou em mais de 4.000 projetos de restauro (peças individuais ou grandes projetos). Implantou o primeiro curso superior de conservação e restauro em São Paulo na PUC/SP. Desenvolveu um filme de adsorção com celulose/SBA-15 para limpeza de superfícies policromadas em obras de arte durante o doutorado, o qual recebeu a patente nº BR 10 2015 013561-0. Atualmente é docente e pesquisadora do curso de graduação em Conservação e Restauro da UFRJ/Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundadora e coordenadora do LECAD-M/Laboratório de Estudos, Caracterização e Desenvolvimento de Materiais ligados ao Patrimônio Cultural, sócia acionista da MRIZZO Restaurações Ltda e presidente da ANTECIPA/ Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio.
Júlio Moraes
É conservador-restaurador de bens culturais, atua com sua empresa Julio Moraes Conservação e Restauro Ltda. desde 1986, com equipe altamente especializada atuando na conservação e restauro de pintura mural e de cavalete, imaginária sacra, escultura, talha e pintura policromada sobre madeira, elementos tecnológicos históricos e apoio ao restauro arquitetônico. Também especializada na elaboração de estudos, projetos, apoio e assistência em preservação de patrimônio cultural para empresas e instituições públicas e privadas. Organizador e ex-professor do Curso de Graduação em Conservação e Restauro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor de ampla obra técnica, catálogos de exposições e publicações especializadas. Formado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – licenciatura em Artes Plásticas, 1975; Centro Churubusco (México) – especialização em restauro de pinturas de cavalete, 1980; ICCROM (Roma) – especialização em ciência aplicada à conservação, 1983
Trabalhou no Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, 1977-1982 e no Museu de Arte Contemporânea da USP, 1983-1984
Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas
Graduada em Artes Plásticas (FAAP-SP/1995), é mestre em Filosofia (FSB-SP/2013) e doutora em Filosofia (PUC-SP/2019). Docente e palestrante há 25 anos, nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica, História e Teoria da Arte e Conservação e Perícia de obras de arte e Museologia. Trabalhou em diversos museus em centros culturas, de 1993 a 2007. Desde 2014 é professora do curso de Filosofia da Faculdade de São Bento – SP, onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) e o Grupo de Pesquisa Estética e Arte Sacra e do Projeto Cartografia Estética, em parceria com Museu de Arte Sacra de São Paulo. Professora e coordenadora da IdeiaViva – Escola de Cultura, desde 2020. Professora convidada da Escola da Cidade de 2020 a 2022. De 2015 a 2023 coordenou o Grupo de Pesquisa de Pragmatismo e Estética e coordena o Encontro Internacional Sobre Pragmatismo do Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa – CEP – PEPGFIL- PUC-SP. É membro do ICOM-BR (Internacional Council of Museums – Comitê brasileiro) desde 2009. É membro do GT de Semiótica e Pragmatismo da ANPOF desde 2016. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8020944631772359
Silvana Borges
Silvana Borges é arquiteta, mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo; especialista em Conservação e Restauro de patrimônio artístico e cultural, participou do processo de restauração do Museu do Ipiranga. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo, da IdeiaViva – Escola de Cultura e membro do grupo de pesquisa: Estética & Arte Sacra da Faculdade de São Bento de São Paulo. Profissional associada a ANTECIPA: Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio, ao CEIB: Centro de Estudos da Imaginária Brasileira e ao ICOM: International Council of Museums.
MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
Elaine Caramella
Professora doutora, livre docente em Comunicação, Arte e linguagem. Professora aposentada pela UNESP e PUC-SP. Diretora executiva do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Luciana Barbosa
Graduada em Jornalismo pela PUC-SP (2009), Especialista em Jornalismo Cultural pela FAAP (2011) e Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (2021). Possui também formação técnica em Museologia pelo Centro Paula Souza e atua na área desde 2014, participando de projetos em instituições culturais como o Museu Casa Guilherme de Almeida, o Centro Histórico e Cultural da Universidade Mackenzie e o Museu Histórico do Instituto Butantan. Desde 2020 atua como Técnica de Pesquisa no Museu de Arte Sacra de São Paulo, responsável pelos processos de gestão da documentação museológica e pelas atividades do Centro de Pesquisa e Referência do MAS.
Yasmine Vanessa Machado Lima (Yasmine da Mata)
Técnica em Pesquisa no Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2022, possui mestrado em Artes (2015) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais (2013), ambos pela Universidade Federal do Pará. Com atuação em instituições culturais desde 2007, sua experiência é voltada à área de Artes Visuais, com foco em educação e pesquisa em museus, além do planejamento e execução de exposições. Seus principais temas de interesse incluem patrimônio cultural, educação em arte, história da arte e as relações entre arte e tecnologia. Entre suas atividades, destacam-se a orientação de pesquisadores, redação de artigos, criação de materiais didáticos e apoio técnico na gestão e produção executiva de exposições. Também atua na concepção expográfica, curadoria, redação e revisão de textos, além do desenvolvimento de projetos gráficos e publicações institucionais. Adicionalmente, possui experiência na elaboração de programações culturais e no trabalho como professora e arte-educadora.
Ramon Vieira Santos
Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG/EBA/CECOR, especialista em História Contemporânea Brasileira, em Arqueologia, em Curadoria, Colecionismo e Museologia e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO-MAST. Atuou na elaboração de inventários, diagnósticos e projetos de restauração de bens culturais móveis, além de projetos de pesquisa, montagem de exposições e projetos expográficos de museus e centros culturais em Belo Horizonte. Possui em experiência na área de projetos de restauração; gestão do patrimônio cultural; e restauração de bens culturais móveis principalmente em obras sobre suporte de papel, escultura policromada e pinturas artísticas, sempre atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, conservação, restauração, documentação museológica, gestão de acervos, preservação audiovisual, museologia, museu e exposições. Atualmente é Coordenador Técnico e Museólogo responsável pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo.