Ratzinger foi o primeiro papa alemão em quase 500 anos. Como chefe da Igreja Católica, empenhou-se por um debate sério entre a razão e a fé, pela importância da religião na era moderna iluminada. Morreu aos 95 anos.

Nesta palestra será feita uma análise das características do pensamento político do então Cardeal Joseph Ratzinger (futuro Papa Bento XVI).

Joseph Ratzinger nasceu no dia 16 de abril de 1927 na Baviera. O Papa Bento XVI foi eleito, no conclave de 2005 com a idade de 78 anos, sendo o 265º Papa. Foi o sucessor de João Paulo II e sucedido por Francisco, ainda em vida, tornando-se Papa Emérito em 2013 quando oficializou a sua abdicação. Faleceu em 31 de dezembro de 2022.

Dominava pelo menos seis idiomas, entre os quais alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano e possuía conhecimentos de português, ademais lia grego antigo e hebraico. Foi membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra, e foi também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006).

Professor:
Pedro Paulo de Sena Madureira: tem exercido influência importante na cultura brasileira desde os anos 1960, sobretudo no meio editorial. Trabalhou com Antonio Houaiss e também com Carlos Lacerda, na Editora Nova Fronteira. Criou, com a família Siciliano, o grupo editorial do mesmo nome. Publicou dois livros de poesia (Devastação, Imago, 1976; Rumor de Facas, Companhia das Letras, 1989).

Data: 11 DE FEVEREIRO DE  2023 (sábado)
Horário: 11h
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 5627 5393 – mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz

Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo

Compartilhar