OBJETIVO GERAL:
O universo da pirataria marítima está envolto em armadilhas e lendas, povoando nosso imaginário com representações que distorcem a realidade. A pirataria mundial foi uma resposta social, muitas vezes individual, a um sistema político/social/econômico castrador. Ao mesmo tempo, a pirataria se adequou aos tempos e mudou sua forma de ação. Neste encontro, vamos desmistificar a imagem do pirata, revelando sempre que possível, o “ser humano” por detrás da lenda; e explorar a definição do que é “ser um pirata” nos diversos períodos abordados.

CONTEÚDO:
– Definição de Pirataria
– A Pirataria na Antiguidade
– A Pirataria na Idade Média
– A Rota dos Galeões
– Os Corsários de Elisabeth
– A Pirataria Caribenha
– As Repúblicas Piratas
– Os Piratas dos séculos XVII-XVIII
– O Navio Pirata
– Fato ou Ficção? (explorando temas pontuais)
– O Imaginário Popular (Cinema e Literatura)

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para aqueles que estudam história marítima, história das minorias sociais e história da pirataria naval. Mas devido ao seu caráter abrangente e lúdico, é de interesse geral para aqueles que buscam ampliar seu conhecimento em história social, história econômica, literatura, cinema e em questões ligadas ao imaginário social.

PROFESSOR:
Dalton Delfini Maziero
é historiador formado pela PUC-SP e pós graduado em arqueologia pela UNISA-Santo Amaro. Profissional especializado pelo IEB-USP em organização de Arquivos Históricos e implantação de Centros de Documentação. Escritor com diversas obras publicadas nas áreas de arqueologia pré-colombiana, história marítima e relatos de viagens. Coordenador do Blog “Arqueologia Americana”, para difusão da arqueologia em nosso continente e autor das Colunas Jornalísticas “América Misteriosa” e “Piratas dos Sete Mares”, ambas pelo Jornal Página 3 – SC. Explorador com incursões de estudo em diversos países da América Latina. Em 1997, tornou-se o primeiro brasileiro a contornar a pé o Lago Titicaca, num percurso de 1.300 km em busca de sítios arqueológicos desconhecidos e lendas do povo aymara.

Data: 20 de abril de 2024 (sábado)
Horário: 13h
Investimento: R$30,00
Informações: 11 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Compartilhar