Heloísa e Abelardo (primeira metade do século XII) estão, sem dúvida alguma, entre os personagens mais célebres do período medieval. Seu encontro, o relacionamento que se seguiu, as reviravoltas dramáticas e, principalmente, a correspondência excepcional deixada por ambos continuam despertando questões e paixões não apenas entre os historiadores.

Neste encontro teremos a oportunidade de descobrir os detalhes dessa história, com destaque para as cartas fascinantes de Heloísa, mas também de refletirmos sobre um tema que aguardava há tempos pesquisas mais detidas e aprofundadas: os afetos na história, mais precisamente, os afetos na Idade Média.

Palestrante: João Gomes
É historiador medievalista, professor e tradutor. Bacharel em História pela PUC-SP, Mestre em História Medieval pela Unesp e pesquisador independente tendo passado quatro anos junto à Universidade de Paris-I Sorbonne e École Pra*que de Hautes Études (EPHE) desenvolvendo estudos sobre a história e exegese bíblica na Idade Média

Data: 24 de agosto de 2024
Horário: 10h
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo