Presencial

Lima Barreto nasce no dia 13 de maio de 1881 no Rio de Janeiro e vem a falecer na mesma cidade em 02 de novembro de 1922. Na história de nossas letras, pertence ao grupo dos nossos autores pré-modernistas e toda a sua produção dialoga com a República Velha em alguns dos seus principais fatos. Na extensão, a mesma obra indica o quanto o ideário da mesma República está longe dos sentidos do termo inclusão. Nela, há ainda a sintonia do quanto estão em vigência nos meios administrativos procedimentos nada republicanos. O fato nos remete ao preconceito que impera contra os pobres, contra a miríade das cores que vai dos mestiços aos pretos que habitam os arrabaldes do Rio. O subúrbio é a geografia do autor; é onde o seu coração está; é onde ele mora. Em sua literatura, a palavra de ordem é solidariedade. Lima Barreto é o nosso ponto inicial do que chamaríamos de literatura feita por autores de pele preta. Sucedem-no Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e outros. Lima e sua obra estão na ordem do dia e são existências incontornáveis para o Brasil que fala em mudanças, em justiça social.

Palestrante:
Juarez D. Ambires. Licenciado em Letras (1984) e Ciências Sociais (1989). Mestre (2000) e Doutor em Literatura Brasileira (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, prepara o seu pós-doutorado sobre “Otto Lara Resende e seu livro As pompas do mundo”. Um de seus trabalhos publicados é Imagens da infância e da adolescência em Otto Lara Resende. A edição é de 2010, feita pela Editora Porto de Ideias. É professor de Língua Portuguesa na FAC – Faculdade da Associação Comercial de São Paulo. É também revisor para editoras e particulares.

Data: 08 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: 14h30
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393 
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo

Compartilhar