O livro apresenta “Adeus”, uma prosa poética escrita por Álvares de Azevedo, acompanhada de um ensaio analítico, no qual Luciana Fátima coloca o Ultrarromantismo em diálogo com a simbologia da arte funerária do século XIX, abordando as alegorias angelicais de poemas alvaresianos e analisando os elementos simbólicos contidos no jazigo perpétuo da família do poeta, no cemitério carioca São João Batista.
PALESTRA
O poeta Álvares de Azevedo é reconhecidamente uma das figuras centrais do Ultrarromantismo e a estética de sua obra é farta em temas ligados à morte, à noite, ao luar, à escuridão, bem como em ecos da arte funerária vigente no século XIX e podemos observar conexões de sua poética – em especial a que trata de anjos – no conjunto escultórico que lhe serve de última morada. A partir da ideia de que o anjo simboliza a conexão entre Deus e os homens, a ligação entre a vida e a morte, a palestra refletirá sobre o anjo e os elementos que compõem o conjunto escultórico do mausoléu familiar de Álvares de Azevedo para compreender como as características de intelectualidade atribuídas à sua pessoa resultaram na monumentalização de sua memória.
SOBRE A AUTORA
Mestre em Comunicação e especialista em Língua Portuguesa e Literatura, é pesquisadora da vida e da obra de Álvares de Azevedo, tendo publicado livros e artigos sobre o poeta. É também a fotógrafa coautora de “Imagens de uma saudade”, exposição realizada pelo Museu de Arte Sacra, em 2019.
Data: 23 de setembro de 2023
Horário: 14hs
Atividade gratuita
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393 ramal 229
Whatsapp: +55 (11) 995648182
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
Estacionamento sujeito à lotação