A arte e a arquitetura religiosas foram estabelecidas como parte de um sistema simbólico que possui uma base de referências ao transcendente. Mais precisamente, a arte e a arquitetura cristãs nasceram dentro dos espaços restritos das pequenas comunidades cristãs que, com o tempo, passaram a ter uma presença quase universal, tanto nos edifícios públicos como nos espaços privados, daquilo que foi se configurando como a “cristandade”. Formas, funções, temas, símbolos e convenções foram sendo formulados ao longo dos vários séculos. Aos poucos, esses elementos passaram também por um processo de regramento, sofrendo intervenções dos documentos do magistério eclesiástico, dos tratados, de regras e de instruções que consideraram, além do contexto social dos seus autores, as condições em que essa arte e essa arquitetura foram concebidas. Nesse sentido, mediante a primorosa tradução do Prof. Dr. Gabriel Frade, podemos finalmente conhecer um pouco do universo das Instruções escritas pelo arcebispo de Milão, Carlos Borromeu, para a arte e a arquitetura sacras católicas concebidas a partir do século XVI. (Dra. Elaine Caramella – Diretora Executiva do Museu de Arte Sacra de São Paulo).

O Autor

Sobre o Autor: Gabriel dos Santos Frade é natural de Itaquaquecetuba (SP), possui graduação em filosofia e teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália), mestrado em liturgia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em história da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Data: 23/11/24 – sábado
Horário: 10h30

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