Embora as molduras são hoje utilizadas das mais diversas formas na decoração, inclusive sozinhas, como acessórios independentes, não foi sempre assim. Para além de uma proteção externa, de reforço envoltório para os mais diversos objetos, a história da moldura está diretamente ligada à história dos materiais, do poder político, do status social, das relações entre público e privado, bem como expõe as preferências estéticas de uma época. A moldura é parte da obra de arte, e nesta palestra faremos um passeio pela sua história.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce
 é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Data:  22 de junho de 2024
Horário: 11h
Investimento: R$ 45,00
Informações: 11 3322-5393