O ornamento tem sido utilizado na arte desde as primeiras civilizações, como forma de expressão simbólica e decorativa. Desde os primeiros registros visuais, o ser humano utiliza formas ornamentais para embelezar objetos, construções e representações. Esses elementos ajudam a comunicar valores culturais, espirituais e estéticos. O ornamento pode destacar detalhes, criar padrões e enriquecer superfícies, e muitas vezes, ele está ligado a rituais, como indicativo de status social ou de identidades culturais. Ao longo do tempo, os ornamentos foram ganhando diferentes funções e significados: eles aparecem tanto em objetos do cotidiano quanto em obras de arte mais complexas. A palestra pretende apresentar um breve histórico dos usos e das poéticos dos ornamentos, que continuam sendo uma forma de expressão artística em constante transformação.
PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.
Data: 18 de setembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 14h30
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)
Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo