Ementa: 
Réplica 3D de 1 imagem – São Roque (Barroco alemão) – imagem original e réplica do tamanho real para os estudos de aula e 1 imagem por aluno em miniatura do original em 30 cms aproximados que os alunos farão individualmente.

OBJETIVOS:
O Museu de Arte Sacra de São Paulo, em conjunto com a Professora Titina Corso, pensando na proteção de acervos e na educação patrimonial, bem como na amplitude da interdisciplinaridade e inclusão museal, desenvolverão o curso de réplicas 3D fidedignas, que se podem tornar o acervo de qualquer coleção, possível de reprodução e itinerância, bem como a acessibilidade de bens patrimoniais na possibilidade tátil, redução de custos com seguros em casos de itinerância e seguidas outras vantagens desta inovação tecnológica, já acessível. Diante desta visão de vanguarda do MAS SP, este curso foi desenvolvido para introduzir os profissionais interessados nos conhecimentos inter e transdisciplinares que serão construídos durante o período de realização prática do acervo incluindo as aulas teóricas sobre todo o processo. Este curso tem como objetivo capacitar os alunos para o reconhecimento da obra original e seu processo de fatura nas abordagens das técnicas utilizadas e materiais empregados para a realização da obra original e replicagem, assim como as abordagens e instrumentalização para os processos de conservação museal destas obras, nos critérios de documentação, estabilização, conservação, exposição e guarda. O aluno irá interagir no processo de ambiência dos antigos ateliês e em equipes de trabalho determinados pela professora, reconhecendo materiais, repensando materiais do passado em sua substituição no presente, participando da fatura das obras em réplica 3D afina-se diversas capacitações no campo artístico e científico.

Nossa proposta educativa se fortalece em contatos com conhecimentos necessários às práticas de conservação do Patrimônio Cultural através da Arte Sacra, capacitando o aluno criticamente na prática de confecção tradicional, em sua materialidade aplicada na imaginária, olhando para a sua compreensão estética e histórica na tradução da composição feita pela fatura das réplicas fiéis em 3D, com observação do projeto MAS para “VER E SENTIR”.

Objetivos específicos
– Discutir as teorias e filosofias na base da conservação e restauro; 
– Interdisciplinaridade entre instituições museais e suas práticas expositivas; 
– Vivenciar práticas de conservação preventiva do acervo museológico; 
– Interpretar a dinâmica do espaço museológico e suas responsabilidades;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura das obras, conservação e restauração da imaginária tombada e réplicas 3D em seus elementos decorativos e característicos;
– Vivência de espaço colaborativo como nas fábricas e ateliês de imagens do século XIX;
– Desenvolvimento de mídia expositiva para o projeto do curso.

Plano de curso:
– Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas de réplicas 3D em acervo museal, reproduzindo uma obra desenvolvidas em suporte original de Madeira.
– Estudo de materiais e técnicas aplicadas em ateliês tradicionais; estudo do processo criativo artístico e elementos do processo de expressão pontuado na linha do tempo, bem como o estudo e identificação dos materiais contemporâneos aplicados sobre o suporte 3D definido como obra ou parte integrante desta, como no caso de partes faltantes, inclusos nesta dinâmica os elementos decorativos das imagens. 

Conteúdo Programático:
– Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos éticos aplicados às ações restaurativas e fatura de réplicas autorizadas de acervos.
– Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico compreendido e selado pelo tempo.
– Prática direcionada a fatura de materiais tradicionais no campo da criação para compreensão das técnicas aplicadas à conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade para realização de réplicas.
– Experimentação prática para ações conservativas e restaurativas, com base no conceito de mínima intervenção e reversibilidade na obra original.
– Construção de documentação para gerenciamento do acervo museal com entendimento da imagem 3D de réplica autorizada e expositiva.
– Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas).
– Realização e manipulação de material artístico específico para o preparo da obra em réplica miniatura individual e a réplica tamanho real em equipe do São Roque original (obra de coleção particular).
– Observação e estudo das réplicas do MAS SP – “PARA VER E SENTIR” – ética na intervenção – metodologia.

Metodologia:
– Presencial
– Aula com processo dinâmico na vivência do processo artístico criativo, apropriação do conceito “artesão”; “artista”; “artífice”; “criação”, para posterior conversão atitudinal para o campo da ciência nas ações da Conservação e Restauração, como as réplicas 3D para duplicação de acervo e complementação visual ou estrutural para o processo pedagógico expositivo.
– Manipulação prática de materiais artísticos tradicionais e contemporâneos, ferramental de procedimentos e identificação por documentação das obras produzidas em 3D.
– Estudos de casos por:
– Trabalhos apresentados em congresso.
– Trabalhos executados pela professora e detalhado para esta finalidade.
– Textos, livros, blogs, filmes, como auxiliares.
– Prática na manipulação de materiais para pintura erudita e contemporânea.
– Vivência inter e transdisciplinar na linha do tempo da imagem a ser replicada em 3D, sua necessidade em ser conservada ou restaurada, sob o ponto de vista da historicidade, ciência, reconhecimento patrimonial de materiais e produção artística empregada no bem.

Material Necessário por aluno:
– Óculos de proteção
– Luva nitrílica
– Mascara contra pó
– Bisturi cabo 3, lâmina 15
– Esculpidor Lecron nrº 5
– Esculpidor Hollemback #3
– Espátula simples nrº 24
– Pincéis (Tigre 308 nrº 0; Condor 421 nrº 6 e 12; Tigre 141 nrº 4 e 6)

Método Avaliativo
Procedimentos conceituais:
– Dinâmica de equipe e pesquisa.
– Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
– Administração metodológica na Conservação e Restauração.
– Métodos e técnicas de pesquisa científica. 
– Socialização da produção do conhecimento.
EPA* – Equipamento pessoal artístico
EPI **- Equipamento de proteção individual  

Procedimentos Atitudinais:
– Concentração e atenção.
– Atitude inter e transdisciplinar.
– Introdução a projetos científicos e vanguarda.
– Conduta científica.
– Relacionamento interpessoal.
– Comunicação virtual para socialização de conhecimento.
– Organização e método no desenvolvimento prático.
– Organização pessoal.

Docente
Professora Me Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Pós Graduação Strictu Sensu em Tecnologias da Informação na educação, pela Universidade Europea del Atlântico (Santander – Espanha) e Latu Sensu em Arquitetura e Urbanismo e Metodologia no Ensino Superior; Graduada em Artes Visuais pelo Claretiano – Centro Universitário E Pedagogia pela Faculdade Sumaré. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ, extensão científica no Instituto de Conservação e Restauro (ICR – Itália) e extensão artística e restauro na Universidade de Évora (UÉ – Portugal). Atualmente Ministra cursos no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio Espaço de Arte e Tecnologia. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Percebendo e reconstruindo as ações da educação patrimonial. Observando sua linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial inclusiva. Sua construção monográfica no mestrado, tem fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513

Datas:
22 e 23 de março de 2025 (sábado e domingo)
12 e 13 de abril de 2025 (sábado e domingo)
31 de maio e 01 de junho de 2025 (sábado e domingo)
14 e 15 de junho de 2025 (sábado e domingo)
12 e 13 de julho de 2025 (sábado e domingo)

Horário: das 9h às 17h (intervalo para o almoço)
Carga horária: 40h
Valor: R$ 2.500,00 à vista ou R$ 600,00 mensal

+ R$ 750,00 à vista (valor da réplica miniatura) que serão pagos diretamente à Officina da Memória no início do curso.

Vagas limitadas: 20
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43

Bibliografia adotada:
MAYER, Ralf - Manual do Artista - Martins Fontes ed.
SMITH, Ray – Manual Prático do Artista – São Paulo; ed. Dorling Kinderly/ Ambientes e Costumes Editora, 2008.
VASARI, Giordio – Vida dos Artistas – Ed. Martins Fontes
LORÊDO, Wanda M. – Iconografia Religiosa – Dicionário Prático de Identificação; Pluri Edições.
CARR-GOMM, Sarah – Dicionário de Símbolos na Arte: Guia Ilustrado da Pintura e da Escultura Ocidentais; Tradução Marta de Senna. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
SUDAWAY, Yan – Mistura de Cores; Tradução Sabrina Gabricht de Oliveira. Ambientes & Costumes Editora Ltda, SP – 2012.
PEDROSA, Israel – Da Cor à Cor Inexistente – Léo Christiano e Editorial Ltda.
BRANDI, Cesare – Teoria do Restauro. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
BOITO, Camillo – Os Restauradores. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
VIOLLET-LE-DUC, Eugène-Emmanuel. Tradução de Beatriz M. Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
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