Gaudí criou um novo imaginário arquitetônico: queria que o Mediterrâneo se refletisse em sua arquitetura e que, o mar e a identidade territorial de Barcelona, estivessem presentes em meio à expansão moderna, reticulada e ordenada de Ildefonso Cerdá: uma cidade marítima e mediterrânea. Enquanto morava em Barcelona, sabe-se que ele passeava no quebra-mar todos os domingos, segundo depoimentos do próprio arquiteto e de seus colaboradores. E mesmo enquanto estudante, ele ia passear quando estava entediado com as aulas. A profundidade e o movimento da água revelam-lhe, como num espelho, um espaço fluido, rítmico, “arquitetado”, uma dinâmica ao mesmo tempo viva e formal. Para ele, o mar representa o único elemento que sintetiza as três dimensões do espaço, e ele prefere vê-lo da terra firme, pois assim vê o céu duas vezes: a do ar e a da água.

FORMATO: presencial, em espanhol, com tradução simultânea.

PÚBLICO: O conteúdo desta palestra está voltado para estudiosos de arte, arquitetos, estudantes, bem como interessados em geral.

PALESTRANTE: Concepció Peig Ginabreda, PhD. Ao longo de sua carreira, conciliou a docência universitária com atividades relacionadas a projetos públicos e privados em Arte e Recuperação do Patrimônio Arquitetônico. Foi professora e pesquisadora nas áreas de Arte e Patrimônio em diversas universidades espanholas e internacionais: o Programa BCA da Universidade de Barcelona, a Universidade de Almería, a Universidade Internacional da Catalunha (Barcelona) e a Universidade de Montevidéu (UM). Participou de programas e projetos públicos de recuperação do patrimônio arquitetônico: o Mosteiro de Sant Feliu de Guíxols, o Mosteiro de Santa María de Ripoll, igrejas românicas em Andorra, edifícios do século XVII em Barcelona, entre outros. Pertence a diversas associações dedicadas ao estudo e à defesa do patrimônio cultural: a Associação “Amics de Gaudí” (2010-2024); colaboradora do projeto Magistri Mediterranei (UAB); Consultora de pesquisa da Associação “Amics de Josep M. Jujol”. Atualmente, dedica-se à pesquisa e à publicação, além de ministrar seminários sobre Arte e Patrimônio Arquitetônico em diversas universidades e organizações culturais nacionais e internacionais, além de assessorar diversas organizações relacionadas aos seus temas de pesquisa. Desde 2002 até 2024 participou de numerosos seminários e conferências sobre a obra de Antonio Gaudí em universidades e entidades culturais (Japão, Argentina, Uruguai, Hungria, França  e Espanha.

Data: 23 de julho de 2025 (quarta-feira)
Horário: das 14h00 às 16h00
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Não é necessário fazer inscrição. Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível. A iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo


REFERÊNCIAS
Últimas publicações relacionadas à arquitetura de Antonio Gaudí e Josep M. Jujol: PEIG, Concepció – ARENAS, Manuel: Gaudí en Tánger, Ed. Base, Barcelona, 2025.
PEIG, Concepció: Casa Batlló, una arquitectura licuada. Un mar reflejado en una casa, X Jornadas Internacionales “ARTE y CIUDAD”, Libro de Actas Miguel Ángel Chaves Martín (Dir.) UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID FACULTAD DE CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN 17, 18 y 19 de abril de 2024 Madrid (España).
PEIG, Concepció: Les sources d’inspiration d’Antonio Gaudí, editado por IFMA-FRANCE Association pour la promotion et le développement de l’architecture organique,janvier 2023, https://www.ifma-france.org/publications/les-sources-dinspiration-de-gaudi/
PEIG, Concepció: Església del Sagrat Cor de Vistabella, publicado en “Jujol y la seva petjada al Camp de Tarragona” / Josep Maria Buqueras Bach (pr.), Tarragona, 2020.
PEIG, Concepció – Vall, J.M.: Jujol a Vallmoll. La reforma de l'ermita del Roser (1925-27), ed. Dux-Elm, Barcelona, 2003, Dipòsit legal: B-49.535-2003.
PEIG Concepció: La arquitectura de Gaudí: coherencia de un proceso creativo, Revista de Occidente, nº 257, octubre 2002, Madrid.
DOCUMENTAL: Gaudí, Jujol y el Mediterráneo en La Pedrera, producido por SAGESSE S.A. Dirigido por Luis Campo; guión de Concepció Peig, 2025
											
Compartilhar