Guernica, ultrapassou a própria Arte porque se tornou um manifesto contra a violência.

Esse é um convite para nos aproximarmos de uma das obras mais enigmáticas e reflexivas, entregues pelo artista para que cuidássemos de nossa “humanidade”. Uma obra que se tornou atemporal pela miríade e a pujança de significados.

Esperamos que esse conhecer, esse aproximar-se dos elementos e da composição do artista Pablo Picasso; da influência de artistas e períodos artísticos dentro da pintura; dos contextos históricos do passado; das interrelações da pintura em seu tempo; e dos influxos dos significados do futuro que é o nosso hoje, nos possibilite um encontro que alimente a nossa alma e que possamos, juntos, refletir sobre a importância da Arte em nosso cotidiano.

A Arte tem o condão para nos encantar, tem a sutileza de nos emocionar, tem o domínio ao nos questionar e tem, sobretudo, o poder de nos ensinar a olhar.

Professora:
Eliana Curvelo – Professora Mestre e Doutora em Educação Escolar; Professora de História da Arte, Ex-Professora de História da Educação na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Ex-Professora no curso de Artes Visuais no IFPR – Campus Palmas, Ex-professora de Arte na Educação Básica. Ex-assessora Pedagógica dos Cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia da FMVZ e dos Cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da FCA, ambos da UNESP de Botucatu. Estudo as representações sociais e atualmente, a arquitetura escolar e a sua influência nos comportamentos humanos e no ambiente escolar. Adoro ler, estudar e refletir, algumas vezes me permito não fazer nada, mesmo vivendo numa sociedade na qual perder tempo é um risco para ser esquecida. Em outras vezes, ouso sair das minhas zonas de conforto, mesmo sabendo que corro o risco de ser cancelada. A Arte me dá a oportunidade para o meu cérebro se inspirar!

Data: 29 de abril de 2023 (sábado)
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393  – mfatima@museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)
Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo