As recentes pesquisas em história social se debruçaram sobre algumas estruturas fundamentais das sociedades medievais, uma dessas estruturas é a de espaço, completamente diferente da ideia que temos hoje, após a modernidade, sobre esta experiência aparentemente tão objetiva. O conceito de “espacialização do sagrado” nos serve para compreender as dinâmicas de ocupação efetiva e simbólica do solo e as suas consequências na sua transposição colonial. É nesse sentido que as primeiras décadas da história da cidade de São Paulo nos interessarão.

Palestrante:
João Gomes – É historiador medievalista, professor e tradutor. Bacharel em História pela PUC-SP, Mestre em História Medieval pela Unesp e pesquisador independente tendo passado quatro anos junto à Universidade de Paris-I Sorbonne e École Pratique de Hautes Études (EPHE) desenvolvendo estudos sobre a história e exegese bíblica na Idade Média.

Data: 14 de março de 2024 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo

Compartilhar