Método:
presencial

Objetivo Geral:
O curso pretende levantar reflexões sobre as imagens (artísticas ou não) diante do método de leitura desenvolvido por Erwin Panofsky. A base conceitual e teórica nos ajudará a compreender as imagens de maneira mais clara, entendendo as particularidades que cada uma delas apresenta e ampliando suas potencialidades em diversas áreas do conhecimento. Trazendo a percepção do quanto as imagens estão a séculos sendo utilizadas para alicerçar uma compreensão de mundo para além do mundo real. Com a reflexão contemporânea do potencial imagético que as mídias digitais trouxeram para o cotidiano de todos nós.

Objetivos Específicos:
– Apresentar o conceito de Iconografia e Iconologia de Erwin Panofsky;
– Introduzir a discussão sobre o “Mito da Caverna” de Platão;
– Refletir sobre a construção imagética no âmbito cultural e social de diferentes sociedades;
– Problematizar sobre nossa relação com as imagens;
– Debater sobre o uso das imagens na mídia social, individualmente e coletivamente.
– Utilizar o acervo do Museu de Arte Sacra como conteúdo imagético e reflexivo;

Conteúdo:

Dia 14 de setembro de 2023
Aula 1 – Iconologia e Iconografia
O curso terá início com a análise de algumas obras clássicas, segundo o conceito de iconologia e iconografia de Erwin Panofsky além de sua biografia, iniciando assim uma reflexão sobre como vemos as imagens e como as informações sobre cada uma delas está registrado em nosso repertório imagético. Visita ao acervo do Museu de Arte Sacra.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia. Temas humanísticos na arte do renascimento, 2ª Ed., Editorial Estampa, 1995.
Idem.  Significado nas Artes Visuais, 3ª Ed., Editora Perspectiva, 2001.

Dia 21 de setembro de 2023
Aula 2 – Imagens, segundo Platão
Com a introdução da fotografia no século XIX, a pintura deixa de ser o único meio de registro da realidade e as imagens passam a ter outro tipo de registro. Segundo Platão de qual realidade estamos falando? Faremos uma reflexão “platônica” sobre como as imagens passam a ser utilizados no campo da propaganda e se a iconologia e a iconografia podem ser utilizadas para essa análise.
BINI, Edson (tradutor). Platão. A Republica, 3ª Ed., Ed. Edipro, 2019.
Idem. O Mito da Caverna, Ed. Edipro, 2015.

Dia 28 de setembro de 2023
Aula 3 – Imagens nos livros didáticos, infantis e mídias sociais
Além de apresentar análises iconológicas e iconográficas de determinadas imagens, vamos refletir sobre como cada setor se utiliza das imagens para construir o conhecimento ou propagar informações. Pensando sobre as diferentes imagens de diferentes culturas pelo mundo.
SANTOS, Rosana Spinelli dos. Inteligências Múltiplas. cursos@uol.com.br.
LIS, Elza Ap. Buenos. LIPPMANN, Eglecy. O ensino da Arte e a  Formação de Docentes – Ensinando a ensinar. UNICENTRO, Paraná.

Dia 05 de outubro de 2023
Aula 4 – O “Multiverso” das imagens
Finalizaremos o curso com a reflexão sobre as 3 dimensões platônicas sobre as imagens: a dimensão antropológica (natureza humana); a dimensão ontológica (do ser); a dimensão moral (valorização da sociedade) e seus desdobramentos.
O que vemos e como vemos ou o que nos deixam ver e como querem que vejamos. “Realidade versus realidade”, segundo dois conceitos contrapostos: o mundo sensível, cuja experiência é vivida pelos sentidos e o mundo inteligível, cuja experiência é colhida através do conhecimento, da realidade e do sentido da vida.

Professora:
Edileine Carvalho Vieira
Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo IEB/USP, com extensão Universitária em Estudos Brasileiros: Projetos e Metodologias de Pesquisa, também pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo IEB/USP e especialização em Museologia, História da Arte e Estética pelo Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Possui artigos publicados nas áreas de Artes, Educação e Formação Cultural.
Professora de Artes na Escola Paulistinha de Educação, vinculada a Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, desde 2013 e pesquisadora do Grupo “Acriançar” frente a Linha “Arte e Infância”, UNIFESP/CNPq.

Período: 14, 21, 28 de setembro e 05 de outubro de 2023
Horário: das 14h às 16h30
Carga horária: 10h
Valor: R$ 200,00 à vista