Objetivo
A palestra pretende apresentar o método de leitura de imagens desenvolvido por Irving Panofisky como base conceitual e teórica para que possamos compreender as imagens (artísticas ou não) de maneira mais clara, entendendo as particularidades que cada uma delas apresenta e ampliando suas potencialidades em diversas áreas do conhecimento. Trazendo a percepção do quanto as imagens estão a séculos sendo utilizadas para alicerçar uma compreensão de mundo para além do mundo real. Com a reflexão contemporânea do potencial imagético que as mídias digitais trouxeram para o cotidiano de todos nós.
Além disso, a palestra pretende subsidiar material para um curso posterior que se dará em 3 possíveis encontros no segundo semestre de 2023.
Justificativa
De acordo com os PCN`s, a Arte é tão importante quanto todas as outras disciplinas do currículo escolar e é capaz de desenvolver a percepção e a imaginação, recursos indispensáveis para lidar com o amplo aproveitamento em outras áreas do conhecimento humano. Refletindo no processo contínuo de apropriação da realidade num mundo cada vez mais digital.
Metodologia
As teorias de análise de imagens que vai nos auxiliar nesse processo formativo é o conceito de Iconografia e Iconologia de Erwin Panofisky, que desenvolveu um método simples de interpretação de imagens e que não depende, necessariamente, de amplo conhecimento em História da Arte, mas de interesse e estudo contínuo. Perpassando pela discussão do “Mito da caverna” de Platão.
Conteúdo
Apresentação de diversas imagens (pinturas, fotografias, esculturas, ilustrações, etc) com as quais se dará abertura para as discussões e apresentação do método de Panofisky.
Edileine Carvalho Vieira
Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo IEB/USP, com extensão Universitária em Estudos Brasileiros: Projetos e Metodologias de Pesquisa, também pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo IEB/USP e com especialização em Museologia, História da Arte e Estética pelo Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Com artigos publicados nas áreas de Artes, Educação e Formação Cultural. Professora de Artes na Escola Paulistinha de Educação, vinculada a Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, desde 2013 e pesquisadora do Grupo “Acriançar” frente a Linha “Arte e Infância”, UNIFESP/CNPq.
Data: 29 de julho de 2023
Horário: 11h
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 3322-5393 – mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)
Para participar basta trazer um 1kg de alimento não perecível.
Iniciativa faz parte do projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”, distribuição de marmitas e kits alimentares todas as quintas feiras no pátio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Ex: Macarrão – molho de tomate – arroz – feijão – óleo