Para celebrar a semana da Consciência Negra, a Biblioteca do MAS promove três encontros para refletir sobre a importância da cultura afro-brasileira e sobre a luta contra o racismo.
Dia 20 de novembro é um momento fundamental para reconhecer as atribuições dos negros à nossa sociedade e para fortalecer a luta por igualdade e justiça.
É uma oportunidade de valorizar a diversidade e promover o respeito entre todos. Que possamos aprender com a história, celebrar as conquistas e nos comprometer a construir um futuro mais justo e inclusivo. Vamos juntos honrar essa data, respeitar a cultura afro-brasileira e lutar por um mundo onde todos tenham voz e vez!
20 de novembro de 2024, às 15h: Contação de história com Bruna Cristina “AQUALTUNE, A PRINCESA
DE PALMARES“
Produtora audiovisual, Escritora e Pedagoga formada pela faculdade Método de São Paulo, atua desde de 2015 com projetos artísticos para crianças e adolescentes, circula por diversos campos da pedagogia, escolas, ONGs, CCAs, pesquisadora da cultura afro-brasileira tem sua pesquisa e trabalho artístico cultural voltado a essa temática. Atualmente trabalha com formação de professores, arte educação e contação de histórias.
21 de novembro de 2024, às 18h: Palestra com Rodrigo Peniche, TEMA: “Sincretismo Religioso e suas Manifestações na Diáspora“
Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Minha pesquisa se concentra na sistematização teológica da tradição Yorùbá, investigando seus aspectos históricos, culturais e religiosos. Além disso, sou especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana, dedicando-me ao estudo das influências africanas no Brasil e na diáspora.
23 de novembro de 2024, às 10h30: Encontro com o autor e lançamento de livro, com Profº Dr. Gabriel Frade “A fábrica da igreja: o Concílio de trento, São Carlos Bartolomeu e a Arquitetura religiosa“
Graduado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Faculdade Gregoriana (Roma), mestre em Teologia pela PUC-SP e doutor em História da Arquitetura e da Arte pela FAU-USP. É professor de teologia na Faculdade de Teologia do Mosteiro de São Bento de São Paulo e Editor Assistente em Edições Loyola. Tem experiência na área de Teologia e história da Arquitetura e da Arte, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: liturgia, teologia e arquitetura e arte religiosas.
23 de novembro de 2024, às 15h: com Renan Wangler “Sarau Poéticas de re(existência)“
Oriundo da Cidade Alta, subúrbio do Rio de Janeiro. Bibliotecário por formação, poeta por expressão, vê na sua escrita uma ferramenta de autoconhecimento e reexistência. Além de Escritor, Percussionista, Compositor e Artista Visual
Inscrição: https://forms.gle/LPyUUeW1pJwEi6gi6