MÉTODO
O curso será realizado presencialmente no Museu de Arte Sacra de São Paulo

OBJETIVO GERAL
Veneza, especialmente durante o Renascimento e o período Barroco, foi um importante centro de arte e desenvolveu um estilo característico reconhecido por alguns como Escola Veneziana. Foi uma grande potência financeira e marítima durante a Idade Média e o Renascimento, bem como um importante centro de comércio – especialmente seda, grãos e especiarias. A cidade-estado de Veneza é considerada o primeiro verdadeiro centro financeiro internacional e uma cidade rica durante a maior parte de sua história. Juntamente com Florença e Roma, tornou-se um dos centros de arte mais importantes da Europa. As principais famílias de Veneza competiam entre si para construir os palácios mais grandiosos e apoiar o trabalho dos maiores e mais talentosos artistas. Venezianos ricos tornaram-se patronos e mecenas, transformando a cidade num local de encontros, contatos, experimentação, estudo e dispersão de modelos e motivos para toda a cultura ocidental. Por conta disso, Veneza foi uma fonte constante de inspiração para pintores, arquitetos, autores, dramaturgos e poetas. Por sua importância na cultura universal, pela beleza de seus cenários, sua arquitetura e obras de arte, a cidade está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

CONTEÚDO:
15 de março de 2023
AULA 1 – Veneza: Estado, Nobreza e Igreja
Situada no Mar Adriático, Veneza sempre teve comércio intenso com o Império Bizantino e o Oriente Médio. No final do século XIII, Veneza era a cidade mais próspera de toda a Europa. A cidade era governada por um conselho composto por membros das famílias nobres de Veneza. As famílias rias e tradicionais entenderam a arte como uma forma de distinção política e social. Os interiores dos palácios eram os únicos a concorrer com a decoração das igrejas. Embora o povo de Veneza fosse católico romano ortodoxo, o estado de Veneza era notável por sua liberdade, o que contribuiu para os frequentes conflitos de Veneza com o papado.

22 de março de 2023
AULA 2 – Vivarini e Bellini
No século XVI, a pintura veneziana foi desenvolvida por influências que introduziram a técnica de pintura a óleo. É representado por uma escala de cores quentes e o uso pitoresco dos tons. Os primeiros mestres foram surgiram das famílias Bellini e Vivarini. Alvise ou Luigi Vivarini foi o principal artista veneziano antes de Giovanni Bellini. Como Bellini, ele fazia parte de uma dinastia de pintores. Giovanni Bellini foi considerado como tendo revolucionado a pintura veneziana, movendo-a para um estilo mais sensual e colorido. Por meio do uso de tintas a óleo claras e de secagem lenta, Giovanni criou tons profundos e ricos e sombras detalhadas. Suas cores suntuosas e paisagens atmosféricas fluentes tiveram um grande efeito na escola de pintura veneziana, especialmente em seus alunos Giorgione e Ticiano.

29 de março de 2023
AULA 3 – Giorgione e Ticiano
Giorgione foi um pintor italiano da escola veneziana durante o Alto Renascimento. Ele é conhecido pela qualidade poética elusiva de seu trabalho. A incerteza em torno da identidade e do significado de sua obra fez de Giorgione uma das figuras mais misteriosas da arte europeia. Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente adepto de retratos, fundos de paisagens e temas mitológicos e religiosos. Seus métodos de pintura, particularmente na aplicação e uso da cor, exerceram uma profunda influência não apenas nos pintores do final do Renascimento italiano, mas nas futuras gerações de artistas ocidentais.

05 de abril de 2023
AULA 4 – Tintoretto e Veronese
Os contemporâneos de Tintoretto admiravam e criticavam a velocidade com que pintava. Por sua energia fenomenal na pintura, foi chamado de Il Furioso (O Furioso”). Seu trabalho é caracterizado por suas figuras musculosas, gestos dramáticos e uso arrojado da perspectiva no estilo maneirista.   Veronese é conhecido pelas grandes telas de pinturas históricas, cristãs e mitológicas, Veronese é um dos grandes mestres que dominaram a pintura veneziana do cinquecento” e do Renascimento tardio no século XVI.  Conhecido como um colorista supremo, Paolo Veronese desenvolveu um estilo naturalista de pintura, influenciado por Ticiano.

12 de abril de 2023
AULA 5 – Tiepolo, Canaletto e Guardi
Tiepolo, foi pintor e gravurista italiano, considerado um importante membro da escola veneziana do século XVIII. Ele foi prolífico e trabalhou não apenas na Itália, mas também na Alemanha e na Espanha. Canaletto foi um grande pintor de vistas da cidade de Veneza. Realiza também muitas paisagens, conhecidas como capricci, no qual a demarcação entre o real e o imaginário nunca é muito clara. Guardi atuou na produção de pinturas religiosas e, mais tarde, concentrou-se na vedute, mostrando a influência de Canaletto, adotando um estilo mais solto e caracterizado pela arquitetura livremente imaginada.

19 de abril de 2023
AULA 6 – Andrea Palladio
Andrea Palladio foi um arquiteto renascentista italiano ativo na República de Veneza. Palladio, foi influenciado pela arquitetura romana e grega, principalmente Vitruvius e é amplamente considerado um dos indivíduos mais influentes na história da arquitetura. Enquanto projetava igrejas e palácios, era mais conhecido por casas de campo e vilas. Seus ensinamentos, resumidos em tratados de arquitetura, lhe renderam amplo reconhecimento.

OBJETIVOS:
Compreender a atuação de determinados personagens na construção da arte veneziana;
Compreender a representação da arte veneziana para o Renascimento e para o Barroco;
Contextualizar o papel das famílias aristocráticas e burguesas de Veneza para o desenvolvimento das arte na cidade.
Analisar, criticar e contextualizar a cultura e o convívio político por meio das regras sociais de comportamento da sociedade da época;
Modelos, tratados, protocolos, vestuário, etiqueta e o uso dos diversos discursos e as melhores ações e resoluções de impasses no mundo da arte;
Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que temas do Renascimento e do Barroco estejam presentes.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos da arte e da cultura, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

OBSERVAÇÃO:
Em caso de alguma situação específica, questões físicas relacionadas à audição ou outra necessidade especial, avise à equipe do MAS para que possamos tomar as medidas necessárias para um maior aproveitamento do curso.

NOTIFICAÇÃO
Se você é o detentor dos direitos autorais de imagens ou qualquer material utilizado na divulgação, na apresentação do curso ou em apostilas, entre em contato com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

Datas: 15, 22, 29 de março, 05, 12 e 19 de abril de 2023
Horário
: das 19h00 às 21h30
Carga horária: 15 horas
Valor: 310,00 à vista ou R$350,00 em duas vezes
Inscrições e informações:  mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação

 

Compartilhar