Paleta de cores

Ementa
O curso pretende apresentar a história do antigo Hospital Matarazzo e de sua capela de Santa Luzia sob a ótica da Zeladoria do Patrimônio, procurando ressaltar os vínculos que existiam entre o local e os imigrantes italianos, cuja presença foi sempre característica do bairro da Bela Vista.

Desse modo, a abordagem própria da Zeladoria do Patrimônio, enfocando o resgate dos laços afetivos entre comunidade e o patrimônio edificado, pretende entrelaçar a história da formação do bairro e da paróquia da Bela Vista (desde seus primórdios na antiga chácara do Bexiga) à presença da religiosidade típica dos imigrantes italianos em suas devoções e práticas costumeiras. Nesse contexto, o conjunto edificado do Hospital Matarazzo revela-se portador não apenas da memória hospitalar da cidade, mas também um lugar privilegiado para compreender as dinâmicas sociais que participaram do intenso processo de urbanização de São Paulo nas primeiras décadas do século passado.

Duração: de fevereiro a outubro de 2019
Periodicidade: um encontro mensal
6ª aula (24/08, das 09h30 às 16h30)
Preservação das Técnicas Construtivas e dos Saberes Tradicionais

Conteúdo:
– Características da Cal
– Sub produtos
– Argamassas
– Construção da Paleta de Cores
– Onde esta a cal hoje

A lida com a Cal em sede da Preservação do Patrimônio Cultural Edificado

Reflexão acerca dos danos em sede do Patrimônio Cultural – Observância das Práticas de Conservação e posturas ao salvamento.

Data: 24 de agosto de  2019 (sábado)
Horário: das 9h30 às 16hs (intervalo para o almoço)
Não é necessário fazer inscrição, por ordem de chegada, vagas 50.
Informações: (11) 5627.5393 – mfatima@museuartesacra.org.br
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
Ao final da atividade será oferecido o certificado de participação.