VISITA VIRTUAL E OFICINA CRIATIVA | 60+

Nesta visita virtual, destinada ao público maior de sessenta anos, mostraremos um pouco do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, tomando como fio condutor as procissões. Essa prática fazia e faz parte não apenas da vida religiosa das cidades, mas também da vida social e econômica, guardando memórias e histórias nos objetos que são utilizados durante esse caminhar.

Mostraremos principalmente os Santos de roca e de vestir, que eram imagens religiosas vestidas e adornadas especialmente para serem os personagens principais da procissão, bem como os estandartes e bandeiras confeccionados pelos grupos que a acompanham. Contaremos algumas destas histórias e explicaremos o porquê e como elas fizeram parte da história e do desenvolvimento do Brasil por meio de apresentação de imagens veiculadas pela plataforma Google Meet aos participantes.

O ponto alto será o momento da atividade prática, onde cada participante será convidado(a) a confeccionar a sua própria bandeira. Vamos utilizar materiais caseiros como tecidos, linhas, lantejoulas, cola, palito de sorvete ou churrasco etc. Faremos as bandeiras juntos, exercitando a criatividade, a escolha e a memória, explorando o repertório pessoal e refletindo sobre o uso deste estandarte: o que o participante gostaria de tornar público, onde levaria a bandeira e quem iria acompanhá-la.

O encontro ocorrerá virtualmente através da plataforma Google Meet.

É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Inscreva-se até 14 de abril: http://tiny.cc/encontroprofessoresmas

Siga o #MAS nas redes sociais @MuseuArteSacra.