Em consonância com a lei 10.639/03 acerca do estudo da história da África e de sua diversidade cultural, essa visita integrada entre a Casa Mário de Andrade e o Museu de Arte Sacra de São Paulo buscará estimular o diálogo entre os professores para a realização de ações interdisciplinares a partir da temática “Da missão de Mário de Andrade à Outra África”.

Mário de Andrade foi estudioso das manifestações culturais brasileiras e quando diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo (atual Secretaria) promoveu a Missão Folclórica ao norte e nordeste do País para pesquisa e registro de manifestações populares. Essas e outras referências serão abordadas a partir de suas ligações com a exposição em cartaz no Museu de Arte Sacra, A Outra África: trabalho e religiosidade que busca dar visibilidade a pluralidade de grupos étnicos e tradições culturais que pululam no continente africano.

O início será na Casa Mário de Andrade e, após o almoço (a cargo do participante), o grupo prosseguirá (de metrô) para o Museu de Arte Sacra. Serão emitidos certificados para os participantes. Usar calçado para caminhada e roupas confortáveis. A atividade é gratuita e o transporte de uma instituição para outra será custeado.

Quando: Sábado (21/03)
Horário: 10h às 18h
Inscrições: Incrições encerradas no dia 20/02
Informações: educativo@museuartesacra.org.br

Público-alvo: Professores das redes particular e pública de ensino

Ponto de Encontro: Recepção da Casa Mário de Andrade

Programação:
9h45 às 10h00 – Recepção e credenciamento dos professores na Casa Mário de Andrade;
10h00 às 11h30 – Visita à Casa Mário de Andrade;
11h30 às 12h00 –  Deslocamento para o Museu de Arte Sacra de São Paulo (via metrô, custeado pelos museus);
12h00 às 13h30 –  Intervalo para o almoço (custeado pelos participantes);
13h30 às 16h00 – Visita ao acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo e à Exposição A Outra África: trabalho e religiosidade;
16h00 às 17h30 – Proposta poética;
17h30 às 18h00 – Avaliação e entrega dos certificados.

Atividade gratuita. Vagas limitadas.
Serão emitidos certificados de participação

Endereços:
Casa Mário de Andrade – R. Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
(Não possui estacionamento. Estacionamentos pagos no entorno. Recomenda-se o deslocamento via metrô, com descida na estação Marechal Deodoro (linha 3- vermelha) e deslocamento a pé de cerca de 10 min.)

Museu de Arte Sacra de São Paulo – Av. Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
(Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43)