Museu de Arte Sacra de São Paulo traz para a capital, pela primeira vez, Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Imagem estará no museu para a inauguração da mostra “Guarda o Círio de Nazaré” da fotógrafa Soraya Montanheiro e encontro com paulistanos, paulistas e brasileiros.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, recebe a primeira visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à cidade de São Paulo. A missa de acolhimento será celebrada na Catedral da Sé, em São Paulo, oficiada por D. Devair Araújo da Fonseca, com participação de Fafá de Belém, devota da Senhora de Nazaré. Após a celebração, a Imagem Peregrina será transportada para seu local de visitação –o Museu de Arte Sacra de São Paulo – onde fica abrigada para seu encontro com os visitantes por quatro dias – de 28 de junho a 01 de julho, retornando então à Belém.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará na capital paulista para a abertura da exposição e lançamento do livro homônimo “Guarda o Círio de Nazaré” da fotógrafa paulista Soraya Montanheiro. Com curadoria do fotógrafo e crítico Juan Esteves, a exposição é composta por 45 fotografias captadas em Belém do Pará, cidades do Baixo Amazonas, Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo,em que a artista retrata a liturgia, as peregrinações e toda estrutura que envolve o Círio, com enfoque para o trabalho da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.

Em sua chegada ao MAS/SP, a imagem será recepcionada pela Banda da Marinha do Brasil. Seu espaço foi concebido e executado por Osley José Viaro, com destaque para a Rosa de Ouro, criada pelo artista Paulo von Poser, onde os visitantes poderão colar “gotas” douradas e fazer seus pedidos à Santa. A Rosa de Ouro será levada a Belém como um presente de seus devotos.

A Imagem Peregrina substitui a Imagem autêntica que está guardada na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Belém. Ela foi esculpida na cidade de Ortisei, norte da Itália, no fim dos anos 1960, pelo escultor Vincenzo Giacomo Mussner, a pedido do então pároco de Nazaré e também italiano padre Alfredo Brambilla. O artista teria esculpido a Imagem Peregrina deixando o rosto da santa com características amazônicas e do menino Jesus com traços indígenas, conforme recomendação do padre Brambilla. A imagem foi restaurada em 2002 por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

História
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré surge de uma antiga tradição cristã. O próprio São José esculpiu uma imagem de Maria em madeira, pintada por São Lucas. Mais tarde, a imagem foi levada para a Espanha permanecendo no Mosteiro Cauliniana. Por volta do início do século VIII 711, após a batalha entre árabes e visigodos na região da Andaluzia, foi levada para Portugal.

Os diferentes relatos ao longo destes séculos contam que a imagem ficou em uma gruta no litoral até 1182, quando o nobre almirante português Fernão Gonçalves Churricão, mais conhecido como Dom Fuas Roupinho, companheiro do primeiro rei de Portugal, Dom Afonso I, O Conquistador, foi salvo milagrosamente pela imagem. Ainda que não se saiba mais detalhes do ocorrido, a vila onde estava foi batizada de Nazaré, onde atualmente está o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

No Brasil
A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré teria sido encontrada por volta de 1700 pelo paraense Plácido José de Souza, em Belém, popularmente conhecido Belém do Pará. A Imagem Original é de Madeira, com 28cm de altura, carrega o Menino Jesus no colo e fica permanentemente na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará, no Glória, um lugar confeccionado em mármore Carrara em forma de anel.

O Círio de Nazaré em Belém do Pará
A maior e mais popular manifestação do Círio acontece no segundo domingo de outubro, na cidade de Belém do Pará, desde os fins do século XVIII. Com cerca de 2 milhões de devotos no cortejo, a Procissão do Círio percorre aproximadamente 5 km entre a Catedral Metropolitana e a Basilica de Nazaré. Desde 2013, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Agenda da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Dia 28 de Junho
12h00 – Missa Solene na Catedral da Sé
15h00 – Chegada ao MAS/SP; abertura da exposição e visitação à Imagem Peregrina