OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar e discutir elementos fundamentais para a compreensão da música desempenhada no Ocidente, desde o século XVIII até os dias atuais, passando por grandes nomes como Mozart, Haydn, Beethoven, Brahms, Mahler e Schoenberg. Abordaremos a música vocal e instrumental do gênero sacro e secular, utilizando de forma acessível a teoria musical como ferramenta técnica para um melhor reconhecimento auditivo e apreciação. Buscaremos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com o auxílio audiovisual de importantes intérpretes, relacionar as transformações musicais ao meio e circunstâncias em que ocorreram, a aspectos estéticos e educacionais, e a outras formas de artes e culturas.

DOCENTE
André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo), regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge, e regente do Cultura Inglesa Pop Choir em Guarulhos, Campinas e Interlagos. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo.

PÚBLICO
O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO
16 de março – AULA 1: Mozart, Haydn e o Classicismo musical.

23 de março – AULA 2: Beethoven e a transição para o romantismo.

30 de março – AULA 3: A sinfonia e a música para piano.

06 de abril – AULA 4: A ópera e o drama musical.

13 de abril – AULA 5: Correntes nacionalistas e o folclore na música.

20 de abril – AULA 6: Vanguardas Românticas e o impressionismo.

27 de abril – AULA 7: O modernismo e a música da primeira metade do século XX.

04 de maio – AULA 8: O experimentalismo, a música eletroacústica e outras tendências.

Datas: de 16 de março a 04 de maio de 2020 (segundas-feiras)
8 dias de aula
Aulas: das 14h às 16h30 (intervalo para o café)
Valor: R$ 500,00 à vista – R$ 560,00 (02 vezes) vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.