MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar e discutir elementos fundamentais para a compreensão da música desempenhada no Ocidente, desde o século XVIII até os dias atuais, passando por grandes nomes como Mozart, Haydn, Beethoven, Brahms, Mahler e Schoenberg. Abordaremos a música vocal e instrumental do gênero sacro e secular, utilizando de forma acessível a teoria musical como ferramenta técnica para um melhor reconhecimento auditivo e apreciação. Buscaremos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com o auxílio audiovisual de importantes intérpretes, relacionar as transformações musicais ao meio e circunstâncias em que ocorreram, a aspectos estéticos e educacionais, e a outras formas de artes e culturas.

DOCENTE
André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo), regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge, e regente do Cultura Inglesa Pop Choir em Guarulhos, Campinas e Interlagos. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo.

PÚBLICO
O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO
– AULA 1: Mozart, Haydn e o Classicismo musical.

– AULA 2: Beethoven e a transição para o romantismo.

– AULA 3: A sinfonia e a música para piano.

– AULA 4: A ópera e o drama musical.

– AULA 5: Correntes nacionalistas e o folclore na música.

– AULA 6: Vanguardas Românticas e o impressionismo.

– AULA 7: O modernismo e a música da primeira metade do século XX.

– AULA 8: O experimentalismo, a música eletroacústica e outras tendências.

Datas: 17, 24, 31 de agosto, 14, 21, 28 de setembro, 05 e 19 de outubro de 2020
8 dias de aula
Horário:
das 14h00 às 16h30 curso até 16h00, e meia hora de plantão do professor para dúvidas das 16h00 às 16h30.
Valor: R$ 500,00 à vista – R$ 560,00 (02 vezes) vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393  (11) 98174.3483
As aulas serão ministras na plataforma do Museu –  https://maseducacao.com.br/
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.