OBJETIVO
Apresentar o Santo Sudário de Turim não apenas como um mero objeto de cunho religioso, uma “mera” relíquia, mas como um objeto que transcende o sacro e adentra tanto no campo artístico, quanto no científico.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar o Sudário de Turim como objeto de cunho reflexivo e histórico, cuja influência ajudou a moldar a iconografia de Jesus Cristo, mas que extrapola o sacro, ao adentrar no artístico e científico; Contextualização e análise crítica de possíveis trajetórias da relíquia ao longo dos séculos; A influência do Sudário na arte como modelo paradigmático da representação de Jesus Cristo; Reflexões acerca da visão científica do Sudário, a partir a) da fotografia de Secondo Pio no século XIX; b) dos resultados do grupo estadunidense STURP, em 1978. Análise de obras artísticas com e sem a influência da relíquia.


PROFESSOR
Jack Brandão, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa. Autor de livros acerca do tema, bem como de artigos referentes ao assunto em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior; romancista e poeta. Diretor do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS, além de ser editor da revista acadêmica Lumen et Virtus.


04 de maio de 2020
1ª aula
– A questão da inumação, egípcia, grega e romana e judaica no século I da Era Cristã: diferenças e similitudes com os outros povos do período;
– Que o Sudário de Turim nos diz acerca desses processos?
– A questão do linho: a importância e a complexidade do cultivo e do emprego do linho na indumentária.

11 de maio de 2020
2ª aula
– Secondo Pia: o surgimento do Sudário como objeto científico;
– A questão da fotografia;
– A importância dos primeiros teóricos da imagem pós-fotografia;
– A visão científica da Paixão de Cristo: anatomia humana a partir do Sudário de Turim;
– Sudário de Turim: uma arqueologia da crucificação. 

18 de maio de 2020
3ª aula
– Análise iconográfica da crucificação e da deposição de Cristo da cruz: encontros e desencontros frente ao Sudário de Turim;
– É possível falar em arte como elemento comprobatório do Sudário de Turim
– Formação imagética de Jesus. 

25 de maio de 2020
4ª aula
– A imagem de Jesus a partir do Sudário de Turim: um paradigma?
– Arte em Bizâncio e no Ocidente;
– A questão das relíquias;
– O Sudário como relíquia.

 01 de junho de 2020
5ª aula
– A possível trajetória do Sudário de Turim: de Jerusalém, passando por Constantinopla e chegando a Turim;
– Teorias existentes; mitificação, comprovação e idealização históricas.

08 de junho de 2020
6ª aula
– Os estudos científicos no Sudário de Turim: pré e pós STURP (1978);
– A questão do carbono 14: comprovação ou refutação?
– A questão das bactérias: Dr. Valdez;
– A questão do sangue: Dr. Heller e Dr. Bollone
– Pesquisas científicas no século XXI


Datas:  04, 11, 18, 25 de maio de 2020, 01 e 08 de junho de 2020 (segundas-feiras)
6 dias de aula
Horário: das 19h00 às 21h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 12 horas
Valor: R$ 320,00 à vista – R$ 460,00 (02 vezes)
Vagas limitadas
Inscrições:
mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

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Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

 

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