METODOLOGIA
Curso presencial

OBJETIVO GERAL:
A partir de Roma, conceitos sobre a arte se expandiram rapidamente para outras regiões da Europa. Artistas estrangeiros levaram essa influência para as suas regiões de origem, como os Países Baixos, Holanda, Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal e as colônias americanas. Porém, cada região desenvolveu versões distintas dessa arte, dependendo das particularidades internas de suas condições políticas, religiosas e econômicas. A proposta desse curso é entender as maneiras como a arte do século XVI se desenvolveu em Roma e como se costuraram dois tipos de mecenato: o papado e as famílias aristocráticas da cidade. Sabendo como é importante o espaço urbano como palco e cenário do poder, busca-se entender como o papado e as disputas entre as grandes famílias conseguiram reinventar a cidade, no século XVI, a partir de sua tradição clássica e por meio da arte em ruas, praças, igrejas, templos, palácios e demais edifícios. O exame da arte em Roma nos leva a reflexão sobre um ideal político e religioso, mantido e entendido pelo alto clero, mas nos leva também a um imaginário sobre o poder construído pelas grandes famílias, entendido justamente pelo mecenato e pela arte que consumiam. O curso pensa, sobretudo, como a arte aí estabelecida serviu de modelo para as outras nações do Ocidente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
– Analisar, criticar e contextualizar a arte em Roma, no século XVI, por meio do mecenato e do colecionismo. A arte em ruas, praças, igrejas, templos, palácios e demais edifícios.
– Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte barroca esteja presente.

CONTEÚDO:

17 de maio de 2023
AULA  1 – O Papado e sua Corte.
O poder do Papa, absoluto ou limitado, conta com o auxílio de cardeais, bispos, abades, missionários, monges, freiras, padres e diáconos. Temos um corpo institucional de representantes de Deus, assim chefiado pelo Papa, em Roma. Esses homens são entendidos como herdeiros dos primeiros apóstolos designados por Jesus Cristo e têm como função levar sua palavra para todos os lugares e regiões. Roma é a sede dessa corte religiosa. Nicolau V, Calixto III, Pio II, Paulo II, Sisto IV, Inocêncio VIII, Alexandre VI, Júlio II, Leão X e Clemente VII

24 de maio de 2023
AULA  2 – Roma e os Monumentos Antigos
Roma, como cidade e espaço urbano, é entendida como local de referência e modelo para o mundo cristão e católico. O seu espaço urbano é tratado de forma retórica e como uma das maneiras possíveis da exposição do discurso político e religioso.

As ruínas do Império Romano, o Fórum, o Palatino e a região do Coliseu eram entendidos como monumentos que celebravam o próprio triunfo da cristandade.

31 de maio de 2023
AULA  3 – Os Mecanismos do Mecenato no Século XVI
A Reforma Protestante e a reação da Igreja de Roma. A necessidade contemporânea fez com que papas, ordens religiosas e associações de irmãos leigos tomassem a frente de ações construtivas e artísticas. Eles mesmos tomavam conta das encomendas e da execução dos projetos.

07 de junho de 2023
AULA  4 – Basílica Papal de São Pedro
A Basílica Papal de São Pedro no Vaticano é uma igreja construída em estilo renascentista no que é hoje a Cidade do Vaticano, enclave papal que fica dentro da cidade de Roma. Foi inicialmente planejado pelo Papa Nicolau V e depois pelo Papa Júlio II para substituir a antiga Basílica de São Pedro, que foi construída no século IV pelo imperador romano Constantino, o Grande. A construção da atual basílica começou em 1506 e foi concluída em 1626.

14 de junho de 2023
AULA 5 – Rafael Sanzio e Michelangelo 
O trabalho de dois maiores dos maiores artistas da época foi dar uma grande e nova contribuição para a pintura e para a a escultura do período, embelezando igrejas, vilas, casas, mansões e outras construções importantes.

21 de junho de 2023
AULA 6 – Os artistas em Roma
Artistas de toda a Europa vinham a Roma para se atualizarem nas últimas novidades artísticas e reis mandavam embaixadas para enviarem ilustrações, quadros e esculturas para seus países de origem.  Vasari, Bramante, Mino da Fiesole, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino, Luca Signorelli e Pinturicchio. A arte que atende aos cidadãos de alta renda; comerciantes ricos; funcionários públicos e comerciantes médios. Os interiores dos palácios e vilas eram os únicos a concorrer com a decoração das igrejas. As famílias Medici, Farnese, Corsini, Barberini, Borguese e Pamphili disputavam os melhores pintores e escultores da época.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; Arte Sacra; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Datas:  17, 24, 31 de maio e 07, 14, 21 de junho de 2023 (quartas-feiras)
Horário: 19h00 às 21h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 15 horas
Valor: R$ 300,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.

Compartilhar