Objetivo e conteúdo:
O minicurso propõe uma viagem no tempo que percorra três das mais importantes, porém extremamente violentas, revoltas populares do mundo ocidental, todas no contexto da Idade Média, época que, contrariamente ao que se costuma promover, foi momento de prolifico estudo e de grande renascença. Todas revoltas breves, que nasceram e morreram em poucas semanas, mas que deixaram signos indeléveis na memória coletiva dos povos. O objetivo é levar o participante a refletir sobre como na história humana, a ansiedade pelo futuro da vida dos povos empurrou multidões a rebelar-se à institucionalização de um poder parasitário e descolado da realidade. Além disso, os eventos não serão contados de forma enciclopédica e didascálica, ou seja, linearmente; cada aula será desenvolvida no intuito de entrar vividamente dentro dos fatos através de crônicas e relatos do tempo sobre os acontecimentos reais e que chegaram até nos, para assim entender o “modo de pensar e viver” das sociedades daquele tempo, que, surpreendentemente, muito tem em comum com a nossa vida atual.

18 de novembro de 2021
Primeiro encontro (2 horas): Les Jacqueries de 1358: a revolta dos camponeses franceses

25 de novembro de 2021
Segundo encontro (2 horas): A revolta dos Ciompi de 1378: a primeira revolta urbana

02 de dezembro de 2021
Terceiro encontro (2 horas): A revolta dos camponeses ingleses de 1381

Público alvo:
O curso é dirigido a todos que tenham em comum o interesse pela história e pelas ciências políticas.

Deseja-se atingir um público variado, desde estudantes de história e/ou ciências políticas, profissionais da área, até interessados no tema.

Docente:
Prof. Dr. Oscar Luigi Marzorati – Italiano da região do Lago de Como, é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Politécnico de Milão, onde foi aluno do Professor Marco Dezzi Bardeschi, com o qual aprendeu técnicas de conservação e restauração do patrimônio urbano em relação à cidade contemporânea. Com experiência em projetos no patrimônio histórico e como professor universitário, vive e trabalha estavelmente em São Paulo desde 2012, onde inclusive foi colaborador assíduo do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Foi autor de várias palestras e cursos sobre a cultura italiana em diversas instituições culturais renomadas (Livraria Cultura, Casa do Saber, entre outras).

Datas: 18, 25 de novembro e 02 de dezembro de 2021. (quintas-feiras)
03 dias de aula
Aulas: das 17h00 às 19h00
Valor: R$ 140,00
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.