A mostra temporária reúne obras da coleção do Acervo Artístico-Cultural
dos Palácios do Governo e do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, sedia o XIX Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, que acontece dia 31 de agosto de 2015, promovido pela Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. Concomitantemente, acontece, pela primeira vez no Brasil,  o Curso de Formação Profissional realizado pelo  Comitê Internacional para Museus-Casas Históricas (DEMHIST) do ICOM (International Council of Museums), com participantes de vários países, quando também estará aberta a exposição temporária “Rememoração: arte religiosa como documento histórico”, com curadoria de Ana Cristina Carvalho e Maria Inês Lopes Coutinho, podendo ser visitada pelo público a partir de 02 de setembro. A mostra apresenta obras do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo e do MAS, exibindo peças icônicas da arte sacra, abordadas tipologias variadas de objetos simbólicos e evidenciada a religiosidade que, na época de sua aquisição, invadiu os ambientes domésticos por meio do culto de peças de arte popular e erudita, representadas desde o período colonial até a modernidade brasileira. Os objetos ora apresentados, na qualidade de testemunhos de arte e fé, tornam-se passíveis de novos olhares, de novos arranjos, estudos e significações, assim como o espaço que os acolhe.

Expostas lado a lado pela primeira vez nos ambientes históricos do convento, essas coleções têm muitos aspectos em comum do ponto de vista dos critérios de aquisição, características tipológicas, estilísticas, de procedência e de origem. Nessa direção, a exposição traz um recorte para possibilitar ao visitante o conhecimento e maior compreensão do conjunto adquirido, de 1969 a 1970, por um grupo de especialistas, coordenado por Luís Arrobas Martins, então secretário de Estado da Fazenda, que reuniu obras não apenas para decorar os palácios governamentais, mas com a clara intenção de formar um importante patrimônio acessível ao público.

Composta por três núcleos que  contarão com cerca de 80 obras no total, a ideia é permitir uma “viagem” entre os séculos, apresentando peças ícones, contemporâneas e de religiosidade popular, dentre elas obras do Aleijadinho, Tarsila do Amaral, Mestre Valentim, Manoel da Costa Ataíde e Frei Agostinho de Jesus.

Ao dialogar com a coleção do Museu de Arte Sacra no Mosteiro da Luz, esse recorte do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios procura traduzir o espírito nacionalista vigente na época, no sentido de valorização como arte moderna da produção brasileira colonial.


Exposição” Rememoração: arte religiosa como documento histórico”
Curadoria: Ana Cristina Carvalho e Maria Inês Lopes Coutinho
Período: 02 de setembro de 2015 a 03 janeiro de 2016
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas
Horário: quarta a sexta-feira das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); Grátis aos sábados.
Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes
Número de obras: 84
Dimensões: Variadas


IMPRENSA

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Roseane Sobral | Lourdes Esteves | Fernanda Portela
Assessoria de Comunicação
Tel.: (11) 5627.5393 – comunicacao@museuartesacra.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Renata Beltrão: (11) 3339-8166 – rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes: (11) 3339-8243 – jmferreira@sp.gov.br


O Museu

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista.

A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, ultima chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979 pelo CONPRESP em 1991.

Grande parte de seu acervo também é tombado, desde 1969, pelo IPHAN, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antonio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

Presidente do Conselho de Administração – José Oswaldo de Paula Santos
Diretor Executivo – José Carlos Marçal de Barros
Diretora Técnica – Maria Inês Lopes Coutinho
Diretor de Planejamento e Gestão – Luiz Henrique Marcon Neves

Compartilhar