Newsletter

X
Digite seu email no campo abaixo e cadastre-se para receber nossas notícias.
Cadastrar

MAS SÃO PAULO

Secretaria da Cultura

Nossas Exposições

Recolhimento da Luz, Benedito Calixto (1853-1927), óleo sobre tela, séculos XIX/XX.

Silencio


Duração:
01 abril 2017 - 25 junho 2017

Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta exposição da artista plástica Elisa Stecca

Mostra intitulada Silencio traz objetos escultóricos e seguirá acompanhada de performance da artista com o público;
Em cartaz  de 1ª de abril a 4 de junho

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria do Estado da Cultura, inaugura a mostra de objetos escultóricos Silencio, (primeira pessoa do singular do verbo silenciar) da artista plástica, designer e joalheira Elisa Stecca, com curadoria de Paula Alzugaray. A exposição é composta de 30 obras, de materiais, em tonalidades claras, selecionados para confecção das peças, como metais brancos, vidros transparentes e espelhos, que convidam à uma observação atenta a qual busca induzir a um momento de contemplação e silêncio. Também estão programadas ações de “Silêncio Compartilhado” em que a artista compartilha um tempo silencioso com o público, além de uma experiência sensorial do silêncio através de um vídeo e de esculturas tácteis.

“A essência primária da exposição busca resgatar o aspecto ‘xamânico’ da arte, que sugere um encontro com o sagrado. Silencio propõe uma reflexão individual, uma ação e também uma não-ação, num mundo onde o ruído é a tônica”, declara a artista.

A proposta se apresenta como indagativa visto que seu título remete a ‘silêncio’. As obras inéditas criadas para a mostra, em formatos sinuosos em vidro espelhado, pedras misteriosas como a pirita e o alquímico mercúrio líquido, reforçam a escolha de materiais visando sempre expressão mínima e potência máxima. Como um eco do pensamento de Aldous Huxley, "o silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência, como o mármore não talhado é rico em escultura.”.

O gesto construtivo é mínimo, potencializando os materiais e o espaço. É um gesto sem palavras, cujo tema é preponderante na seleção dos materiais que sugerem a composição. Habituada a trabalhar com materiais preciosos, Elisa Stecca escolhe o silêncio como elemento valioso, fundamental, como uma maneira de introspecção e possibilidade de acessar níveis não usuais da percepção e espiritualidade.

Os trabalhos de Elisa, especialmente pensados para o espaço são inspirados por artistas que se utilizaram da arte com uma forma de redenção, de salvamento como, Louise Bourgeois e Yayoi Kuzama; contemporaneamente às temáticas de "cura" do trabalho de Theaster Gates.

Para Elisa Stecca, contemplar o silêncio é vivenciá-lo, aproveitando esse momento para refletir sobre outros assuntos que as vezes, no calor da emoção de alguns acontecimentos, não conseguimos pensar racionalmente. É importante fazer com que as pessoas possam ter contato consigo mesmas através do silencio, possibilitando o encontro com um caminho que remeta a procura por suas vozes interiores baseados em espiritualidade.

As ações de Silêncio Compartilhado, parte integrante e essencial da exposição, remetem ao ato criativo de Marcel Duchamp em que a "arte é o trabalho de um artista" e não um espetáculo que a denominação – performance - sugere.

“Proponho um momento de introspecção, de reflexão, de meditação.
Um segundo no tempo/espaço, uma oportunidade de acesso ao profundo, ao sagrado. ”

Elisa Stecca
2017


Exposição: “Silencio”
Artista:
Elisa Stecca
Curadoria: Paula Alzugaray
Abertura: 01 de abril de 2017 – sabado – 11h
Período: 02 de abril a 04 de junho de 2017
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Número de obras: 30
Técnica: vidro, pedras, mercúrio e performances


IMPRENSA

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Silvia Balady – silvia@balady.com.br
Juliana Renata – juliana@balady.com.br
Tel.: (11) 3814-3382

Secretaria de Estado da Cultura
Gisele Turteltaub - Tel.: (11) 2627.8162 - gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira - Tel.: (11) 3339.8243 - viferreira@sp.gov.br 


Elisa Stecca

Formada em Artes Plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP). Estudou joalheria, desenho e técnica com Nelson Alvim e processo de fundição em cera perdida na Roxi Design. Aperfeiçoou-se em estilo no Estudio Berçot de Paris, sendo indicada à bolsa da Cornick Fondation na categoria vidro soprado aprendida na Pilchuck School, Seattle. Possui peças de joalheria, arte e decoração em mostras do Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna, Museum of Contemporary Art em Los Angeles, The Wissman Museum of Minnessota, The Walker de Art Center MN.

Em Artes Plásticas participou de exposições coletivas e individuais em instituições públicas e privadas como: Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna Funarte e Galeria Subdistrito.

Atua como palestrante e docente nas áreas de moda e arte em eventos como Festival de Arte da Serrinha/ Bragança Paulista; BOOM Design/ São Paulo/Ribeirão Preto, GRAZ, na Áustria e Escola São Paulo. É autora do livro “Hoje é o dia mais feliz da sua vida”, Matrix Editora e apresentadora do programa Lar Express, no canal Bem Simples, da Fox.


MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
Lqdi