Evento inédito e gratuito pela internet ocorrerá de 01 à 30 de setembro e exibirá ao menos 33 filmes de 21 países.

Acesse a agenda do evento aqui: https://culturaemcasa.com.br/mostra-internacional-de-cinema/#agenda

A 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais, em parceria com a organização Amigos da Arte, começa às 15h desta terça-feira (1º) com uma conferência online, a partir das 15h. A iniciativa tem o objetivo de oferecer o melhor do cinema internacional à disposição de todos, sem precisar sair de casa, e de graça. A programação pode ser conferida pela internet.

O evento inédito, lançado na última sexta-feira (28), ocorrerá até o dia 30 de setembro e exibirá ao menos 33 filmes de 21 países. Toda a programação será exibida diariamente pela plataforma #CulturaEmCasa, sempre às 19h e 22h. A mostra apresentará uma seleção de filmes produzidos nos últimos cinco anos nas categorias de ficção, animação e documentário, de curta e longa-metragem.

Na abertura desta terça (1ª), os secretários de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e de Relações Internacionais, Julio Serson, discutirão o audiovisual e a sua importância para a aproximação entre países e culturas. Em seguida, será exibido o filme “Sabores do Templo” (Coreia).

Interessados em participar do seminário online devem se inscrever pelo link https://zoom.us/webinar/register/WN_cSMoSO6lRFasnbVCotUkvA. O webinar será transmitido pelo canal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no YouTube: https://www.youtube.com/CulturaEstadoSP.

“Estamos produzindo algo que é um acontecimento em termos culturais e em termos diplomáticos também, de relação diplomática de São Paulo com esses países. Tenho certeza de que essa mostra também será um grande sucesso e, com isso, estamos estreitando as nossas relações também diplomáticas e culturais”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, durante o lançamento da iniciativa.

Mobilização

A realização da Mostra foi possível por conta de uma ampla mobilização colaborativa. Consulados, embaixadas e institutos estrangeiros com sede em São Paulo foram envolvidos.

A plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa foi lançada em 20 de abril e, em quatro meses, registrou 1,5 milhão de visualizações e mais de mil conteúdos. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a eventos culturais e artísticos das instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa em tempos de pandemia e isolamento social.

A ação reúne ainda conteúdos inéditos de instituições e corpos artísticos vinculados à pasta, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Jazz Sinfônica, Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, Biblioteca São Paulo, Biblioteca Parque Villa-Lobos, Museu da Diversidade Sexual, São Paulo Companhia de Dança e Projeto Guri.

Compartilhar